Pedestres aracajuanos reclamam de falta de respeito dos motoristas às faixas | F5 News - Sergipe Atualizado

Trânsito
Pedestres aracajuanos reclamam de falta de respeito dos motoristas às faixas
Não dar preferência ao pedestre na faixa é infração gravíssima e sujeita à multa
Cotidiano | Por Laís de Melo 25/11/2021 06h00


Fátima de Oliveira atravessava uma faixa de pedestres no Centro de Aracaju, quando os carros começaram a buzinar. “Olha só, não querem esperar ninguém, não”, reclamou a cidadã. 

Ao conversar com a equipe de reportagem do F5News, que presenciou a cena nessa quarta-feira (24), Fátima desabafou sobre o que ela considera “falta de respeito no trânsito”. 

“Não tem lugar nenhum aqui em Aracaju onde os carros respeitem a faixa de pedestre. Nós temos que passar correndo. E quando tem um cidadão que decide fazer uma caridade, os outros ficam buzinando no fundo, como aconteceu agora”, disse a senhora, insatisfeita. 

A reclamação é a mesma da aracajuana Josineide Melo, que também atravessou a rua na faixa de pedestre no Centro de Aracaju. “A gente tem que estar se arriscando. Às vezes eles reduzem a velocidade. Mas o medo é constante. É muito raro pararem por vontade própria. Geralmente eu espero diminuir o fluxo e não vir carro para atravessar”, disse ao portal.

O receio que Josineide sente ao atravessar ruas e avenidas de Aracaju não é injustificado. Nos últimos meses, o número de acidentes têm chamado atenção na capital. Em períodos de feriado, os riscos aumentam, como aconteceu no feriado prolongado de 12 a 15 de novembro, em comemoração à Proclamação da República, quando 13 acidentes foram registrados na capital. 

De acordo com o agente de trânsito Reinato Santos, que integra a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), quando um motorista respeita a faixa de pedestre, ele está tornando o trânsito mais seguro. 

“É importante lembrar  que todos somos pedestres e que em algum momento ele vai precisar fazer uma travessia e vai querer ser respeitado. Então, é preciso se colocar no lugar do outro e respeitar a faixa”, destaca o agente. 

Ainda conforme Reinato, uma boa conduta no trânsito inclui motoristas atentos e na velocidade compatível com a via. “Desse modo, ele vai perceber a presença do pedestre na faixa querendo fazer a travessia e conseguir parar seu veículo com segurança. Já o pedestre deve fazer o sinal de vida (polegar para cima), indicando que quer atravessar, esperar todos os carros pararem e fazer a travessia com segurança”, reforça. 

O agente relembra que não dar preferência ao pedestre na faixa é uma infração de trânsito considerada gravíssima, estando o motorista sujeito a perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao pagamento de multa no valor de R$ 293,47.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado