Plataforma permite acompanhamento online das chuvas em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

ClimAju
Plataforma permite acompanhamento online das chuvas em Aracaju
Ferramenta viabiliza observar em que local está chovendo com maior intensidade
Cotidiano | Por Will Rodriguez 28/07/2020 11h10 - Atualizado em 28/07/2020 19h54


A partir de agora, os moradores de Aracaju contam com uma ferramenta exclusiva para acompanhar as condições climáticas da capital sergipana em tempo real: a ClimAju, plataforma desenvolvida pela Prefeitura para o monitoramento das chuvas de forma online. O lançamento foi realizado nesta terça-feira (28).

Desenvolvida em parceira com a empresa InstaRain, a página que está disponível no site da PMA reúne informações coletadas através de cinco sensores de alagamento, dois sensores de movimentação de terra, 18 pluviômetros e sete câmeras de clima ao vivo.

Dentro da plataforma, é possível, por exemplo, saber em que local da cidade está chovendo com maior intensidade; de onde estão vindo as massas de conversão de chuva; a movimentação das nuvens que concentram chuva; acompanhar o acumulado de precipitações em diversos períodos e mensurar a velocidade dos ventos. Nesta terça, por exemplo, o centro e os bairros da zona norte de Aracaju registraram os maiores volumes pluviométricos.

“O ClimAju é uma resposta à demanda por informação mais fiel e em tempo real sobre o que ocorre em Aracaju no período de chuvas. Ela coloca na palma da mão do cidadão informações muito úteis. É algo que não existe em nenhum lugar do país, com informações sobre o acumulado de chuva no momento, no dia, no mês, dados diversos sobre o clima ao vivo, entre outros dados. É uma ferramenta dinâmica e que coloca Aracaju um passo à frente”, destacou o major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil. 

O ClimAju também permitirá, através dos sensores, a identificação precoce de escorregamento de terra e de inundações e alagamentos em áreas de risco, como a região do largo da Aparecida, no Jabotiana, historicamente afetada por inundações em períodos chuvosos.

O ClimAju é resultado de um projeto-piloto, que, pela primeira vez no país, reúne diversas tecnologias de monitoramento numa única plataforma. Segundo a Defesa Civil do Município, a ferramenta permite um tempo resposta ainda melhor nas ações que visam minimizar o impacto das chuvas e no atendimento às famílias atingidas por elas.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado