PM instaura procedimento para apurar denúncia de corrupção no Getam | F5 News - Sergipe Atualizado

PM instaura procedimento para apurar denúncia de corrupção no Getam
Dossiê acusa comandante da especializada de cometer diversas irregularidades
Cotidiano | Por F5 News 05/08/2020 17h50


Desde as primeiras horas desta quarta-feira (5) repercute nas redes sociais uma série de denúncias contra o tenente coronel da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Gilmar Santos Santana, atual comandante do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam). O denunciante, ainda desconhecido, publicou em grupos de Whatsapp um texto seguido de fotografias e vídeos que supostamente comprovariam que o oficial usa a unidade especializada para fins particulares, cometendo uma série de ilegalidades.

Uma das denúncias aponta a existência de um canil, que supostamente seria de propriedade particular do comandante, nas dependências da unidade. O relato diz que os cães recebem treinamento em meio às viaturas policiais e no local também são realizadas negociações de compra e venda com pessoas "civis" sem identificação, circulando livremente pelo quartel.

Segundo o denunciante, trabalhadores terceirizados encarregados da limpeza do Getam estariam sendo desviados de suas funções para cuidar dos animais. "São desviados de suas funções legais, para que se dediquem a passear, alimentar, dar banho, limpar as fezes espalhadas e o canil particular, durante seus serviços", diz a denúncia. Uma servidora foi em horário de serviço, "com medo de perder seu emprego, fazer limpeza no clube de tiros do coronel", coloca também.

Outra grave denúncia é sobre o suposto desvio de armamento, munição, veículos e até mesmo móveis para uma propriedade particular no município de Salgado, região Sul de Sergipe, onde, segundo o delator, o coronel possui um clube de tiro.

"Este clube de tiro foi mobiliado com vários itens que pertencem ao Getam. Grande parte de doações à unidade, tais como: cadeiras, câmeras e equipamentos (monitoramento interno), ar condicionado, birôs e estantes que foram doados pela secretaria de Educação", denuncia.

Ele menciona ainda o uso de armas do Getam, no clube de tiros, a exemplo de um Fuzil IA2 .556 e uma espingarda calibre 12, e chama atenção para o sumiço de  material bélico da unidade. "Há um déficit atual de mais de 500 munições e carregadores .40, fato comprovado por uma breve auditoria".

O extenso relato segue com denúncias de favorecimento a terceiros e a empresas, desvio de função de policiais, uso indevido de viaturas, fábrica de multas, interferência em resultados de leilões. Cita nomes de empresas e pessoas que teriam envolvimentos nas práticas ilícitas, entre outras irregularidades que cabe à Corregedoria da PM apurar.

F5 News falou com o tenente coronel Gilmar, que demonstrou tranquilidade em relação às denúncias. Ele disse que já conversou com o comandante da PM, coronel Marcony Cabral, que o orientou a ficar em silêncio e não se pronunciar sobre o assunto. "No momento certo vamos mostrar as alegações para as denúncias infundadas", disse.

Já a Polícia Militar disse que oficialmente o Comando não recebeu nenhuma denúncia,  mas diante das informações extra oficiais, via redes sociais, encaminhou as supostas denúncias para a Corregedoria apurar os fatos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), disse que os casos narrados revelam necessidade de medidas administrativas a fim de averiguar a situação, mas que no momento essa apuração é de competência da PM/SE e que está à disposição do Comando, caso sejam necessárias outras medidas.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado