PMA inicia atividades do Dia Mundial de Combate à Aids | F5 News - Sergipe Atualizado

PMA inicia atividades do Dia Mundial de Combate à Aids
Cotidiano 21/11/2011 15h11


Todos os anos, no dia primeiro de dezembro, milhares de pessoas em todo o mundo se unem para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Centenas de países utilizam a data para promover a reflexão sobre o tema e o debate acerca da erradicação do preconceito. Na capital sergipana há nove anos a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, tem lembrado a data com a realização da Caminhada da Prevenção.

A campanha deste ano abordará a juventude gay, debatendo questões relacionadas à sua vulnerabilidade ao vírus. Além de focar o tema sob o ponto de vista do estigma e do preconceito, a ação irá expor a necessidade de se perceber que todos são suscetíveis, acabando com a impressão de que apenas o outro é passível de infecção. A reflexão a respeito do tema e o debate acerca da erradicação do preconceito são os pontos norteadores, também, de uma série de outras das atividades que Programa Municipal de DST/Aids tem promovido em antecipação à caminhada.

A 9ª Caminhada da Prevenção será realizada no próximo dia 1º, com saída às 14h da Praça da Bandeira. Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal e estadual de ensino participarão da iniciativa, que contará também com a presença de profissionais da saúde e de integrantes de diversos movimentos sociais. A 'performer' Karolyne Prinscipal e o Grupo de Samba de Rafael Oliveira farão a animação dos participantes por todo o trajeto, que inclui as avenidas Barão de Maruim e Rio Branco e se encerra no estacionamento dos Mercados Municipais.

 

Atividades complementares

Para difundir ainda mais a reflexão sobre o tema, a equipe do Programa DST/Aids tem promovido diversas ações de conscientização por toda a capital sergipana. Desde o mês de outubro, por exemplo, tem sido realizada uma série de oficinas com os professores de escolas municipais da região metropolitana de Aracaju com intuito de esclarecer algumas questões sobre a Aids e, sobretudo, sobre como o preconceito pode prejudicar a saúde de seus alunos.

Segundo o coordenador municipal do Programa DST/Aids, Andrey Lemos, a manutenção de julgamentos preconceituosos a respeito das pessoas soropositivas prejudica, por exemplo, a busca pelo teste. “Ao sentirem o preconceito, as pessoas, principalmente os jovens, ficam bastante receosas e acabam não realizando o teste do HIV, o que pode desencadear a evolução da doença, que sem tratamento irá causar sérios prejuízos à saúde”, explica.

Na Unidade de Saúde da Família Eunice Barbosa foram realizados 100 testes rápidos na última sexta-feira, 18. A estratégia era disponibilizar o exame de maneira ainda mais próxima da comunidade e assim estimular sua realização junto aos moradores do bairro Coqueiral, Zona Norte da capital. Já na quinta-feira, 17, o Programa DST/Aids promoveu no Centro de Aracaju uma palestra para travestis profissionais do sexo com o intuito de acercá-las de informações sobre a doença e a importância da prevenção.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
23/04/2024  18h10 Chuva forte atinge Aracaju com 84 milímetros em seis horas de temporal
Expectativa é que a chuva continue de moderada a forte nas próximas 24 horas
Redes Sociais/ Reprodução
23/04/2024  18h03 Jovem desaparecido é encontrado morto em tanque de piscicultura em Sergipe
Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e uma equipe se deslocou até o local
Agência Sergipe/Ilustrativa
23/04/2024  17h34 PMA divulga novas vagas de trabalho para ampla concorrência e PcD
Vagas são para os que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
23/04/2024  16h33 Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes
Valores serão pagos a quem alcançou frequência média de 80% nos três meses letivos
BPRv/ Divulgação
23/04/2024  15h49 Morre a quinta vítima do acidente na SE-270 em Lagarto
A criança de cinco anos faleceu após passar vários dias internada no Huse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado