Polícia apreendeu mais de 1700 ciclomotores neste ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia apreendeu mais de 1700 ciclomotores neste ano
Cotidiano 15/05/2012 11h00


Por Márcio Rocha

Em operações no trânsito de Aracaju, a Polícia Militar realizou mais de dois mil autos infracionais contra pessoas que conduziam ciclomotores irregularmente. Foram 1721 veículos apreendidos pelas mais diversas razões. Dos ciclomotores apreendidos, 25 contavam com restrição por roubo no número do chassi e os condutores foram presos.

De acordo com informações do comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran), capitão Fábio Machado, as apreensões foram realizadas por irregularidades nos ciclomotores, entre elas alterações de configuração, condutor em trânsito sem capacete, entre outras.

“Fizemos a retenção de 1721 ciclomotores ao longo deste ano. Em 60 dias, recuperamos 25 ciclomotores com restrição por roubo e furto. As pessoas conduzem os veículos sem retrovisor, sem capacete na hora de pilotar, com motores adulterados. O veículo encontrado com irregularidade foi retido”, reforça.

Os pontos de roubo de veículos, segundo informações da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Derofv), são variados. Os veículos são tomados de assalto em vários locais da cidade. Não existem informações concretas sobre desmanches de ciclomotores. Entretanto, informações coletadas pela reportagem F5 News dão conta que existem desmanches no bairro Santa Maria e no bairro Santos Dumont.

Para o capitão Fábio Machado, a ausência de regulamentação dos veículos é um dos principais fatores que induz a circulação irregular dos ciclomotores em Aracaju.

“Falta atenção da Câmara Municipal de Aracaju, pois os vereadores não resolvem a questão dos ciclomotores e sua regularização, o que estimula a circulação irregular dos veículos por pessoas desabilitadas, inaptas e incentiva os roubos desse tipo de condução. Isso estimula a criminalidade para o roubo de ciclomotores”.

Os ciclomotores apreendidos pela polícia ficam à disposição do proprietário no pátio do Detran. Para recuperá-lo, o dono pode ir até o local, munido de nota fiscal do veículo original. Entretanto, muitos veículos podem estar com documentação falsa, devido ao fato de não haver a regulamentação. Segundo o capitão Fábio, falsificar uma nota fiscal, único documento de verificação de propriedade do veículo, não gera muitas dificuldades, o que facilita a vida dos ladrões de ciclomotores.

“Falsificar uma nota fiscal é fácil, por isso que se deve regulamentar os ciclomotores. Com a documentação desenvolvida, fica mais difícil dos ladrões de veículos falsificarem os documentos. O emplacamento das motonetas é um fator determinante para a diminuição de roubos”, comentou.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado