Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sergipe e Pernambuco | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia Federal
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sergipe e Pernambuco
Operação investiga fraude e irregularidades na contratação de jovens aprendizes
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 15/12/2021 10h03


A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Bartimeu nesta quarta-feira (15), nos estados de Sergipe e Pernambuco. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. 

O objetivo da operação foi coletar provas de irregularidades praticadas na execução de Termos de Fomento celebrados por Organização da Sociedade Civil (OSC) com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo informações da polícia, foi detectado que a entidade investigada se utilizou de documentos irregulares para obter sucesso na celebração dos contratos de parceria com a administração pública.

O plano de trabalho previa a qualificação de 600 jovens aprendizes para inserção no mercado de trabalho nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Lagarto e Simão Dias, no estado de Sergipe; bem como em Brasília (DF) e em Três Rios (RJ). 

Formalizada a parceria, foram disponibilizados R$ 1,5 milhão para a organização investigada, tendo sido estimado um desvio superior a R$ 400 mil.

As acusações envolvem o superfaturamento na confecção dos materiais paradidáticos, ausência de comprovação efetiva de realização dos cursos profissionalizantes e remessa de informes com quantitativo de alunos inferior ao previsto no plano de trabalho. 

De acordo com as investigações, para comprovação da experiência prévia, a entidade beneficiária utilizou declarações falsas e, em relação aos contratos firmados com cursos profissionalizantes, houve a simulação de cotação de preços para a prestação dos serviços aos jovens, uma vez que as contratações já tinham sido previamente direcionadas.

Os recursos deveriam ser aplicados na qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de parcerias firmadas com entidades sem fins lucrativos. "Assim, a apropriação de verbas públicas, em proveito próprio ou de terceiros, acarreta prejuízo às ações governamentais de cunho social", registra a divulgação da Polícia Federal.

Por meio da Operação Bartimeu foram cumpridos nove Mandados de Busca e Apreensão em Sergipe, nos municípios de Aracaju, Lagarto, Simão Dias, e mais quatro no estado de Pernambuco, nas cidades de Lagoa Grande, Petrolina e Recife, envolvendo 45 policiais federais (PF) e três auditores da CGU.

 

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Divulgação PF
23/04/2024  10h26 Homem é preso em operação contra o tráfico na Grande Aracaju
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado