Policial penal e detento morrem em ocorrência no presídio de São Cristóvão | F5 News - Sergipe Atualizado

Copemcan
Policial penal e detento morrem em ocorrência no presídio de São Cristóvão
Outro policial penal foi ferido e está em estado grave no Huse, em Aracaju
Cotidiano | Por Aline Aragão 21/03/2021 09h42 - Atualizado em 21/03/2021 14h52


Um detento e um policial penal morreram, e outro agente ficou gravemente ferido no Complexo Prisional Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, na Grande Aracaju, na manhã deste domingo (21). A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc).

De acordo com a Sejuc, o interno Rafael de Oliveira Gonzaga, de 25 anos, foi tirado isoladamente do Pavilhão 3 e estava na área externa dos pavilhões (na área comum), acompanhado por policiais penais. O detento conseguiu tomar a pistola de um policial penal, e atirou contra os servidores. Ao ouvir os tiros, outros servidores correram para o local e houve troca de tiros, o detento foi alvejado e morto.

As vítimas foram encaminhas ao Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse). O policial penal Deyvicson Santos Hipólito, 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, o outro servidor está gravemente ferido.

O policial penal Temaco de Farias Almeida, segundo informações do Huse, foi encaminhado a Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), procedimento normal após cirurgia. Ele está extubado - sem o uso de tubo - e em uso de oxigênio, além de estar com um dreno. O disparo atingiu de raspão o fígado. 

A Polícia Militar enviou reforço para a unidade prisional. As imagens do circuito de TV estão sendo checadas para auxiliar na investigação policial. 

Em entrevista ao F5 News, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen), Wesley Alves, disse que essa era uma tragédia anunciada, pelo grande número de detentos e o baixo efetivo de servidores. Segundo o sindicalista, no pavilhão onde tudo aconteceu, o P3, existem 600 presos, e de serviço apenas três policiais penais.

De acordo com Wesley, o Copemcan tem cerca de  três mil internos, e apenas 12 policiais penais. “Tudo isso o sindicato vem alertando; o baixo efetivo, o risco que os policiais penais correm. A própria legislação recomenda que para cada cinco presos tenha um policial penal, mas estamos muito longe disso. Infelizmente, isso foi uma tragédia anunciada”, lamentou.


 

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais
Divulgação Deso
25/04/2024  10h30 Projeto pretende proibir cobrança de tarifa de esgoto sem comprovação de serviço
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
25/04/2024  10h00 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado