Ponte sobre o Rio Sergipe em Riachuelo volta a sofrer danos após chuvas | F5 News - Sergipe Atualizado

Ponte sobre o Rio Sergipe em Riachuelo volta a sofrer danos após chuvas
Centro de Meteorologia prevê diminuição das chuvas a partir desta sexta-feira, 24
Cotidiano | Por F5 News 24/01/2020 11h20 - Atualizado em 24/01/2020 12h16


O céu continua nublado e com período de chuvas em Sergipe nesta sexta-feira (24). Desde a a quarta-feira (22), vários municípios sergipanos do sul, centro sul e sertão tiveram alagamentos e a previsão é que as fortes chuvas permaneçam até o começo da tarde de hoje. 

A ponte sobre o Rio Sergipe no município de Riachuelo, que teve a cabeceira danificada em julho do ano passado também pelas chuvas, voltou a sofrer danos. Nesta quinta-feira (23), várias ruas do município ficaram alagadas, moradores retiraram móveis de casa e parte da cabeceira da ponte sofreu uma pequena erosão.

Ao F5 News, moradores da região informaram que nesta manhã não chove no município, mas permanece nublado. Por meio de nota enviada ontem no final da tarde, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), disse que engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) já estão no município de Riachuelo.

"A equipe avaliou os danos causados juntamente com a empresa que fez a obra de recuperação, onde houve a intervenção depois do carreamento do aterro, durante as chuvas do ano passado, mas adianta que essa erosão ocorreu na cabeceira oposta da ponte recuperada", informou a pasta.

Os serviços de recuperação começaram a ser executados nesta sexta. De acordo com a nota, no entanto, após análise, o DER sinalizou o local e não precisou ser feita a interdição, e o trânsito continua liberado. Porém, na manhã de hoje, a ponte nova foi fechada com cones para passagem de veículos e o trânsito segue na ponte antiga.

Também por meio de nota, a Prefeitura de Riachuelo informou à TV Atalaia que apesar do grande volume de chuva, a situação está sob controle e não há desabrigados. Serviços de desentupimento de córregos e bocas de lobo também foram realizados. A Defesa Civil Estadual também deve ir ao local.

O Centro de Meteorologia de Sergipe prevê que até o começo da tarde desta sexta-feira, as chuvas continuem nos municípios da região Sul, Centro Sul, Agreste e Sertão. Na região do centro sul, a possibilidade é de volume de chuva acima de 25 mm. Chove também no litoral sul e na Grande Aracaju, com chuva de 20 a 30 mm.

No entanto, as chuvas devem diminuir a partir de hoje no interior do estado. O meteorologista Overland Amaral estima que as chuvas diminuam significativamente em todo estado, porém ainda com incidências no Centro-Sul e parte oeste do Agreste e Alto Sertão com intensidades menores que as previstas para quinta-feira (23).

Em Aracaju, a chuva que caiu na capital foi fraca e a informação é que a situação está sob controle. Desde quarta-feira, equipes do município intensificaram o monitoramento sobre a instabilidade climática. Ontem, os ventos fortes provocaram a queda de duas árvores na capital e, segundo o coordenador da Defesa Civil do município, major Sílvio Prado, não foram registradas ocorrências com gravidade. 

Pelo site Clima Tempo, em Aracaju, a previsão desta sexta é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, 80% de chance, em 5 milímetros, semelhante à previsão de ontem. A temperatura está em mínima de 24° e máxima de 32°.

Ontem, alagamentos foram registrados em Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Maruim, Laranjeiras, Aquidabã, Riachuelo e Tobias Barreto. Em Propriá, chuva e ventos fortes levaram a cobertura do palco montado para a festa de Bom Jesus dos Navegantes, a o primeiro dia do evento foi cancelado. Em Porto da Folha, uma casa desabou parcialmente. Em Dores, árvores caíram na rodovia estadual que dá acesso ao município.

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta no começo da semana e fez recomendações para que moradores evitem locais abertos em casos de chuvas intensas e permaneçam em locais seguros. Devem ficar atentos ainda moradores que residem em encostas e ribeirinhos, próximos a leitos de rios, devido a risco de deslizamento de terra e alagamentos. 

Quem desejar receber os alertas da Defesa Civil Estadual via SMS deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade. Situações de emergência devem ser informadas pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser informadas pelo número 199.

*Com informações da Agência Sergipe de Notícias
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado