População aracajuana está satisfeita com a reforma da praça Camerino | F5 News - Sergipe Atualizado

População aracajuana está satisfeita com a reforma da praça Camerino
Cotidiano 02/03/2014 08h30


Por Willams Rodrigues

Na última quinta-feira (27), o prefeito de Aracaju, João Alves, entregou a obra de restauração da praça Camerino, localizada no centro da capital. A reforma levou 11 meses para ser concluída, custou 1 milhão e 300 mil reais e foi feita em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), financiada com recursos do PAC Cidades Históricas do Governo Federal. A população que já visitou o novo espaço gostou do que viu e aprovou a reurbanização.

O aposentado, Aloísio da Silva, contou que mesmo morando longe da praça sempre tinha o costume de visitá-la e agora poderá voltar à sua prática. “Todos os dias depois que eu deixo a minha filha na escola, gosto de vir aqui. Antes era mais complicado porque além de perigoso, a falta de estrutura dificultava, mas agora que ela foi reformada eu vou vir mais vezes”, disse.

A partir de agora, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), estará presente na praça diariamente com uma guarnição composta por quatro agentes que farão a segurança do patrimônio público e dos frequentadores. Outra novidade é a presença de um espaço para leitura, onde qualquer cidadão poderá ler e ainda trocar obras literárias temporariamente.

As novidades surpreenderam a estudante, Andreza Cardoso (foto ao lado), que já estava aproveitando o novo local. “Eu moro aqui perto e vou vir sempre que puder, porque gostei muito de tudo e acho que isso deveria ser feito em outras praças da cidade”, relatou satisfeita.

Os mais de 10 mil m² da Camerino foram pavimentados com pedra portuguesa e concreto desempolado, e o local contém também espaço para eventos, bancos, mesas, além do monumento a Silvio Romero localizado no centro da praça.  A administração municipal anunciou ainda que, uma escultura de Francisco Camerino, executada por Oto Dumovich, será inaugurada dentro de dois meses.

Francisco Camerino

Um verdadeiro herói sergipano, nascido em Estância em 1841, teve uma vida marcante. Foi voluntário combatente na Guerra do Paraguai, integrando o segundo corpo do exército imperial sob o comando do general Manuel Marques de Souza. Ferido em batalha, perdeu os dois braços e enquanto era submetido a cirurgia, sem ser anestesiado, recitava estrofe do poeta português Tomás Ribeiro: “Ou morre o homem na lida, feliz coberto de glória, ou surge um homem com vida, mostrando em cada ferida o hino de uma vitória”.

*Com informações da AAN e ASN

Veja mais fotos da praça Camerino depois da reforma:

 

Mais Notícias de Cotidiano
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  07h01 Mega-Sena acumula novamente e terá prêmio de R$ 100 milhões
Números sorteados nesta quinta-feira (18) foram: 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado