População deve estar atenta aos sinais de alarme da dengue | F5 News - Sergipe Atualizado

População deve estar atenta aos sinais de alarme da dengue
Febre, vômitos, tonturas e dores abdominais são os principais sintomas da doença
Cotidiano 28/06/2011 15h23


A Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a população para os sinais de alarme da dengue. É de extrema importância que as pessoas e os profissionais de Saúde fiquem atentos e identifiquem rapidamente as possíveis complicações da doença. Dessa forma é possível impedir que os casos evoluam para óbitos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taise Cavalcante, após o terceiro dia da doença, as pessoas precisam estar atentas para os sinais de alarme. "Quando a febre cessa, podem ocorrer vômitos, tonturas, dores abdominais persistentes e dificuldade para respirar. São esses os sinais de alarme", alerta a coordenadora, acrescentando que assim que os primeiros sintomas da dengue são identificados, as pessoas precisam se hidratar e procurar um médico imediatamente.

Ainda de acordo com Taíse Cavalcante, as ações de controle do mosquito transmissor continuam, apesar de a capital sergipana não ter registrado epidemia no Verão de 2011, período considerado mais crítico para a proliferação da doença, devido às condições climáticas.

"O mosquito da dengue é adaptado ao clima tropical. Durante o verão, seu desenvolvimento é mais rápido, o que não significa dizer que no inverno ele não se desenvolva. Isso também ocorre nesta estação, só que de maneira mais lenta", informa a coordenadora, aproveitando para lembrar que a dengue é uma doença endêmica, estando presente no município durante todo o ano.

Ações

As ações contra a doença continuam de forma intensificada em toda a cidade. A partir da próxima segunda-feira, 04, será realizado o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, e a partir do dia 11 haverá pulverização com carro fumacê. O veículo passará por 20 bairros de Aracaju, seguindo o cronograma estadual.

Além dessas ações, a SMS continua com a força-tarefa nos bairros, coleta de pneus e realização do exame de sangue para os pacientes com suspeita da doença nas 43 Unidades de Saúde da Família da capital. "Caso o exame esteja alterado e o resultado saia depois das 17h, a equipe da Unidade de Resposta Rápida vai até a casa do paciente e realiza os procedimentos necessários para que ele seja encaminhado ao médico", explica Taíse Cavalcante.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado