Praça Camerino deve ser reformada em 120 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Praça Camerino deve ser reformada em 120 dias
Prefeito anuncia outras praças que serão recuperadas
Cotidiano 11/03/2013 12h00


Por Fernanda Araujo

Completamente esburacada, palco de vários tropeções e quedas por pedestres, além de ser alvo de vandalismo, a praça Camerino, localizada na avenida Barão de Maruim, no centro de Aracaju (SE), será reformada. O anúncio foi feito pelo prefeito João Alves Filho (DEM) que assinou, nesta segunda-feira (11), a ordem de serviço para a recuperação da praça, patrimônio histórico da capital sergipana.

A ação faz parte da programação dos 158 anos de Aracaju, comemorado durante todo o mês de março. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão na reforma, cuja conclusão está prevista para o prazo entre 120 a 150 dias.  Assinaram a ordem o prefeito, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Terezinha Alves de Oliva, o engenheiro Luiz Durval, presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto, e a construtora responsável pela reforma.

“Nós estamos fazendo essa obra com o apoio imprescindível do Iphan, é uma obra muito bem planejada. Estamos viabilizando a primeira das dez praças em que, dentro de poucos dias, vamos iniciar obras, e outras também estaremos inaugurando para entregar à população. Tudo isso vai trazer uma qualidade de vida e uma beleza muito grande a nossa cidade”, disse o prefeito João Alves Filho.

Segundo Terezinha de Oliva, serão restaurados alguns elementos históricos que fazem menção a Francisco Camerino, herói da guerra do Paraguai que dá nome à praça. Curiosamente, apesar de ser uma homenagem a ele, a estátua localizada no centro da praça é do poeta Sílvio Romero. “Não é que Sílvio Romero vai sair, mas algum elemento referente a Camerino vai estar presente. Já está definido, mas não pode ser dito porque está no contrato arquitetônico. A praça faz parte de um projeto do Iphan, que é o PAC Cidades Históricas, elaborado em 2010 em conjunto com o Município de Aracaju, Estado e Iphan. É uma obra pioneira porque ela deve deslanchar em Aracaju outras reformas que preveem a restauração do pátio ferroviário e obras no centro da cidade”.

Na gestão anterior já havia o projeto de reforma assinado pela arquiteta Angélica Rocha, e fazia parte do projeto de revitalização do centro da capital, previsto para obedecer ao padrão de outras praças históricas da cidade. Contaria ainda com espaço para caminhada, iluminação, paisagismo, espaço para eventos com arquibancada, plantio de novas árvores e dois espaços de leitura. No entanto, foi anunciado apenas que nesta reforma será preservada a parte histórica e incluirá a segurança do local.

“As pedras portuguesas continuarão aqui, mas teremos uma parte em concreto liso paralelamente para as mulheres andarem de salto alto, os pais andarem com o carrinho de bebê e etc. Tão logo a obra fique pronta, haverá uma ação direta da Guarda Municipal para garantir a tranquilidade da população que frequenta a praça”, acrescenta João Alves.

Próximas reformas

Ainda esta semana o prefeito assinará nova ordem de serviço para a recuperação de outras praças. Na próxima quarta-feira, às 7h30, será a vez da Tobias Barreto, e às 19h30 da praça da avenida Visconde de Maracaju. A Câmara Municipal foi a responsável pela escolha de quatro praças nas quais deveriam ser iniciadas reformas o mais breve possível. Segundo o prefeito, o objetivo é recuperar todas as praças da capital.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado