MEIs precisam declarar faturamento anual até essa quinta-feira (30) | F5 News - Sergipe Atualizado

MEIs precisam declarar faturamento anual até essa quinta-feira (30)
Cerca de 89,5 mil empreendedores precisam informar faturamento ao Fisco em Sergipe
Cotidiano | Por F5 News 28/06/2022 13h30


O prazo para entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal termina nesta quinta-feira (30).  Em Sergipe, cerca de 89,5 mil Microempreendedores individuais (MEI) necessitam prestar contas ao Fisco. O procedimento é gratuito e realizado totalmente pela internet. 

Para fazer a declaração, o MEI deve inicialmente atualizar o seu cadastro no portal GOV.BR e só após essa etapa será possível preencher a DASN. O cidadão deve acessar o portal www.gov.br/mei e escolher a opção “Já sou MEI''. Em seguida, selecione a opção “Declaração Anual de Faturamento” e, depois, clique na opção correspondente para ser direcionado para a página no site da Receita Federal. Insira as informações solicitadas para continuar o login.

Basta procurar o campo “selecione o ano calendário” e escolher 2021. Depois é só informar os valores da receita bruta total, que corresponde a todo o faturamento obtido pelo MEI ao longo do ano, e se houve ou não a contratação de funcionário. Após concluir a entrega, o sistema permitirá a opção do comprovante. 

Quem não realizar o procedimento no prazo fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na declaração. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%. Aqueles que não entregarem a declaração terão seu CNPJ suspenso por 95 dias. Após esse prazo, caso ainda continue inadimplente, o cancelamento acontecerá definitivamente. 

Além disso, o Micro Empreendedor Individual ficará impossibilitado de gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ficando inadimplente com o Simples Nacional. Também terá o bloqueio dos benefícios previdenciários pela falta de pagamento dos tributos (DAS) até a data de vencimento.

Outra consequência é ficar impossibilitado de parcelamento dos débitos do MEI relativos ao período abrangido pela declaração enquanto não declarar.

Com Informações do Sebrae

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado