Prefeito de Itabi rompe critérios e toma primeira dose da Coronavac | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Prefeito de Itabi rompe critérios e toma primeira dose da Coronavac
Secretaria de Saúde diz que demonstra "segurança, legitimidade e eficácia da vacina"
Cotidiano | Por F5 News 19/01/2021 17h35 - Atualizado em 19/01/2021 21h53


O prefeito de Itabi (SE), Júnior de Amintas, apareceu em um vídeo publicado nas redes sociais recebendo a vacina Coronavac, nesta terça-feira (19). A ação contraria as regras para a vacinação determinadas pelos governos Federal e Estadual. As primeiras doses chegaram ao município hoje pela manhã. 

Os critérios de prioridade para vacinação contra a Covid-19 foram definidos pelo Governo Federal e os primeiros a receber o imunizante são profissionais de saúde e idosos institucionalizados. Também estão no primeiro grupo pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. 

No entanto, conforme informações da Fan Fm, o prefeito de Itabi recebeu a primeira dose da vacina no início da imunização no município, na manhã desta terça. O prefeito, portanto, estaria quebrando as regras, os critérios de prioridade para vacinação contra a Covid já que ele não é idoso, pois tem 46 anos, e não é profissional da saúde. No vídeo, o prefeito aparece recebendo a dose e, em seguida, é aplaudido. 

O secretário de Obras do município, Diego Doria, confirmou à FanF1 que o prefeito tomou a vacina. “Obviamente que ele tinha que fazer isso, numa situação de fragilidade, em que pessoas estão desconfiadas com essa informação em relação às vacinas. Ele [prefeito] é o chefe do Poder Executivo. Fez um ato de muita responsabilidade em se vacinar primeiro, que mostra que não tem nada de mais, foi um ato de respeito, se alguém tem que tomar primeiro, que seja o chefe do município”, disse o secretário por áudio, segundo o portal FanF1.

O Governo de Sergipe ingressou com uma representação contra o prefeito de Itabi junto ao Ministério Público Estadual. Já o Ministério Público Federal (MPF) pediu esclarecimentos em 24 horas. Ele pode responder por improbidade administrativa e ilícito penal. 

F5News tentou ouvir o prefeito de Itabi sobre a repercussão do gesto, mas não teve êxito. O portal também procurou a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, que não se pronunciaram até a publicação desta matéria.

Uma nota de esclarecimento publicada no perfil de instagram do prefeito diz o seguinte:

"A Secretaria Municipal de Saúde de Itabi informa que as vacinas para o enfrentamento da Covid-19 foram recebidas hoje, dia 19/01/2021, com seguranca, pela equipe da secretaria, e a continuidade do programa de vacinação seguirá o cronograma e o público-alvo estabelecidos pelas autoridades sanitários competentes - a começar pelos profissionais de saúde -, dados que serão divulgados pela equipe gradativamente nas redes sociais para o conhecimento de todos, em atenção ao princípio da publicidade administrativa. 

A Secretaria explica, ainda, que, segundo o Informe Técnico “Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-9", elaborado pelo Ministério da Saude, é “facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local", razão pela qual o prefeito Junior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito - o que não configura um ato de caráter político, como tem sido equivocadamente interpretado e taxado, mesmo porque chefes do executivo em outros Municípios e Estados também têm sido imunizados, embora alguns não registrem em fotos e vídeos para tornar público e transparente esse incentivo à imunização. 

Na mesma ocasião foram imunizadas uma profissional da equipe de vacinação do município, uma pessoa com comorbidades, presente na clínica naquele momento, e também um médico, conforme as determinações do Ministério da Saúde. A Secretaria aproveita a oportunidade para reafirmar o compromisso com a veracidade dos fatos e com o prosseguimento da campanha de imunização em consonância com as diretrizes sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, prezando sempre pela saúde e pelo bem-estar dos itabienses, e ressaltando a segurança e a eficácia da vacina contra a Covid-19".

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado