Prefeitura inicia cadastramento de flanelinhas | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitura inicia cadastramento de flanelinhas
Cotidiano 09/08/2011 15h57


Cinco educadores sociais do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Pop, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), iniciaram na manhã desta terça-feira, 9, o cadastramento de flanelinhas e de limpadores de carros de Aracaju. Sem tempo determinado para acontecer, o cadastramento tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos flanelinhas, identificar as suas demandas e interesses em cursos profissionalizantes, sob a perspectiva de inserí-los no mercado de trabalho e na rede de ensino. 

Todas as praças e semáforos de Aracaju serão visitados pelos educadores sociais, mas foi pela praça Tobias Barreto que eles começaram o cadastramento. Ali, eles encontraram Jeferson dos Anjos Santos, 18 anos, e Simplício dos Santos, 41 anos, ambos alagoanos. O garoto mora na rua - embora sua mãe resida no município de Nossa Senhora do Socorro - e já é assistido pelo Creas Pop, que lhe garante banho e refeições.

Jeferson dos Anjos estudou até a quinta série do ensino fundamental, mas disse que tem vontade de voltar à escola. "Parei meus estudos, mas espero poder voltar à sala de aula", enfatizou. Sobre a renda do dia obtida com o trabalho de flanelinha, foi reticente em informar, mas disse que dá para quebrar o galho.  

Já Simplício dos Santos vive com os tios em Aracaju. Lixador de tubulação profissional, ele perdeu o emprego há um ano e desde então vem trabalhando como limpador e guardador de carros na praça Tobias Barreto. "Sou pai de quatro filhos e não posso ficar sem trabalho", disse Simplício, natural de Matriz de Camaragibe, interior de Alagoas, mas há 25 anos residente de Aracaju.

Cadastro

Somente na praça Tobias Barreto os educadores sociais cadastraram 12 flanelinhas. A equipe da tarde, composta por quatro profissionais, está atuando na praça Princesa Izabel, bairro Santo Antônio. O cadastramento irá prosseguir até que todas as praças e semáforos de Aracaju sejam visitados pelos educadores sociais.

A coordenadora de Proteção Social Especial, Silvana Maria dos Santos, informou que a ação teve início no centro da capital, mas que se estenderá também aos bairros. "Nosso objetivo é o de identificar demandas e potencialidades e a partir daí buscar inseri-los ou reinseri-los na rede de ensino e no mercado de trabalho. Essa é a proposta da Prefeitura de Aracaju, mas nada será imposto. Levaremos nossa resposta, que será baseada nas expectativas declaradas no cadastramento e esperamos que eles possam aderir", enfatizou a coordenadora.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado