Prefeitura monitora passageira que desembarcou do Reino Unido | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Prefeitura monitora passageira que desembarcou do Reino Unido
Jovem passou por Madri e Guarulhos e deve ficar em isolamento por 14 dias
Cotidiano | Por Agência Aracaju 09/06/2021 18h46 - Atualizado em 10/06/2021 12h24


A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está monitorando uma mulher que veio do Reino Unido, país com casos da variante Delta do Sars-Cov-2, conhecida como variante indiana. A pessoa desembarcou na capital na segunda-feira, dia 7.

O órgão municipal foi informado pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Estado de Saúde (CIEVS) nesta quarta-feira (9). De imediato, foi estabelecido contato com a pessoa, dada orientação de isolamento de 14 dias, uso de máscara e distanciamento social.

A equipe do Aracaju pela Vida foi até a residência da jovem para realizar coleta de RT-PCR em todos os familiares. No local, foram testadas cinco pessoas. Além dos familiares, a jovem teve contato com o taxista que fez o seu transporte na chegada à capital. Por isso, a Secretaria está fazendo o mapeamento para identificá-lo e tomar as medidas necessárias e fazer o devido acompanhamento.

Nesta quinta-feira (10), a equipe do Aracaju pela Vida retornará ao endereço para monitoramento.

Caso

A jovem aracajuana embarcou dia 5 de junho em voo saindo do Reino Unido, local com mais de mil casos confirmados da variante, com conexão em Madri e em Guarulhos, São Paulo.

Medidas sanitárias

A Secretaria Municipal da Saúde está finalizando estratégias que dificultem a entrada da nova variante de preocupação em Aracaju. Entre as primeiras ações estão o aumento da fiscalização no aeroporto e na rodoviária, e maior número de testagens nesses locais de acesso à cidade.

Classificada como B.1.617, essa é a quarta cepa considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ‘variante de preocupação’.

“Por esse alerta mundial, desde o início da semana estamos montando estratégias com base nos conhecimentos técnicos da Anvisa e da Revisa, a fim de possibilitar que Aracaju promova um maior controle sanitário. Discutimos as primeiras estratégias, como aumento de ações em pontos de entrada de turistas, como o aeroporto e a rodoviária. Assim que validarmos o Plano de Enfrentamento com o prefeito Edvaldo Nogueira, vamos anunciar para a população”, pontua Waneska.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado