Protesto de marchantes em frigorífico deixa municípios sem carne | F5 News - Sergipe Atualizado

Abate
Protesto de marchantes em frigorífico deixa municípios sem carne
Manifestantes cobram a reabertura do matadouro municipal de Itabaiana
Cotidiano | Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo 15/02/2019 09h50 - Atualizado em 15/02/2019 14h56


Marchantes que atuavam no matadouro municipal de Itabaiana, no agreste de Sergipe, bloquearam o acesso a um frigorífico particular daquela cidade. A manifestação começou a afetar a distribuição de carnes para municípios do interior sergipano nesta sexta-feira (15).

A mobilização é realizada desde a quinta-feira (14) e pede a reabertura do abatedouro fechado após a operação Abate Final, que desarticulou um esquema de desvio de recursos no estabelecimento. Como F5 News mostrou em primeira mão, na semana passada, os marchantes acusaram o frigorífico Serrano de interferir para dificultar o retorno do funcionamento do matadouro público.

“Se não formos recebidos por representantes do governo se comprometendo a resolver a situação dos marchantes e boiadeiros, que estão sofrendo sem ter como trabalhar, vamos continuar protestando”, disse à reportagem Otacílio José Góis, representante dos marchantes. Segundo ele, os manifestantes também pretendem impedir o acesso a outro frigorífico na cidade de Propriá (SE).  

A direção do Serrano alegou que mercados e feiras livres de 20 municípios sergipanos, além da capital, já começam a sentir a falta da carne. O frigorífico particular diz não ter nada a ver com o problema dos matadouros no Estado. “O estabelecimento, que recebe em média 600 animais/dia, está com os currais vazios. Sem atividade nesta manhã, os funcionários estão de braços cruzados. Pedimos providências das autoridades”, diz em nota.

Desde novembro, o matadouro do agreste do estado está fechado por determinação do Município, após a prisão do prefeito afastado Valmir de Francisquinho e de secretários, investigados por desvio de taxas do estabelecimento.

A Prefeitura de Itabaiana se manifestou sobre a questão por meio de nota no começo da tarde, na qual diz que para a reabertura do Matadouro existem metas determinadas pelo Poder Judiciário a serem cumpridas. "Em face dos problemas encontrados, a prefeitura afirma estar em constante consonância com o Ministério Público para solucionar os problemas, na busca pela resolutividade imediata de pendências". 

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
A vítima era a enteada do suspeito; A prisão foi realizada na Capital sergipana
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Comenda foi entregue na noite desta segunda (22). Senador Laércio Oliveira foi um dos homenageados
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto
Acidente aconteceu na noite desta segunda (22), na Colônia 13
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  07h51 Manifestação fecha Avenida Marechal Rondon, em frente a UFS
Moradores estão fazendo ato pedindo melhorias no Conjunto Maria do Carmo
Michel de Oliveira/PMA
23/04/2024  07h19 Consórcio do Transporte da Grande Aracaju remarca reunião para maio
Reunião aconteceria nesta segunda (22) e foi remarcada pela alta demanda de sugestões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado