Protesto de policiais reúne multidão em frente ao Palácio do Governo | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Protesto de policiais reúne multidão em frente ao Palácio do Governo
Avenida Adélia Franco, em Aracaju, é bloqueada e tráfego foi desviado
Cotidiano | Por Aline Aragão 13/01/2022 17h35 - Atualizado em 14/01/2022 13h14


O Movimento Polícia Unida realizou, na tarde desta quinta-feira (13), mais um ato de protesto contra o Governo de Sergipe. O ato reuniu centenas de policiais civis, militares e bombeiros que reivindicam adicional de periculosidade, reposição das perdas inflacionárias e aprovação de projetos de reestruturação de carreiras.

A concentração aconteceu embaixo do viaduto Jornalista Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA). De lá, os manifestantes saíram em caminhada até o Palácio dos Despachos. Segundo os representantes do Movimento Polícia Unida, o ato é pela valorização e respeito aos profissionais da Segurança Pública. 

A categoria está mobilizada desde a noite da terça-feira (12), quando foi aprovada em assembleia uma paralisação por 12 horas, em protesto contra o que avalia como falta de diálogo do governo que, segundo a categoria, se recusa a pagar o adicional de periculosidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), Adriano Bandeira, as negociações não avançaram. “Tentamos de todas as formas dialogar com o governador Belivaldo Chagas, mas ele tem se mantido irredutível”, disse.

Por meio de nota, o Governo de Sergipe informou que continua aberto ao diálogo com todas as categorias, inclusive, já recebeu o movimento Polícia Unida, que apresentou uma solicitação de implantação de uma gratificação de periculosidade que na prática, significa um reajuste de 40%.

“O movimento se recusou de forma veemente a discutir qualquer outra vantagem para os polícias e bombeiros. Mesmo assim, compreendendo a importância dos operadores de segurança, o governo está concluindo, juntamente com a SSP, os comandantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Polícia Civil, um projeto de reestruturação da carreira destes profissionais. Entre outras vantagens, isso promove o profissional de forma mais rápida, o que o leva a ter diversas vantagens, inclusive melhoria salarial”, diz a nota.

Ainda de acordo com o Governo, o projeto de lei deve ser enviado  para a  Assembleia Legislativa no início de fevereiro. “Em relação às horas extras, serão pagas de maneira integral juntamente com a folha de janeiro no final do mês”.

Trânsito

Com a manifestação dos policiais e bombeiros, os dois sentidos da avenida Adélia Franco, próximo ao Palácio, foram bloqueados.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, o fluxo de veículos no sentido Norte da avenida teve que ser desviado para a rua Manoel de Oliveira Martins, logo após o supermercado. No sentido Sul, o trânsito foi desviado para a avenida Marieta Leite.

Os agentes de trânsito permanecem no local para garantir a mobilidade urbana e orientar os condutores. 

Em última atualização, às 17h20, a SMTT informou que o trânsito está sendo liberado aos poucos no sentido Sul da avenida Adélia Franco. “Os manifestantes continuam no sentido Norte da via. Os agentes de trânsito também continuam no local para organizar o tráfego”.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado