Rede Estadual registra aumento de 19,83% no número de inscritos no Enem | F5 News - Sergipe Atualizado

Rede Estadual registra aumento de 19,83% no número de inscritos no Enem
Aumento equivale a 2.105 estudantes comparado aos inscritos no ano anterior
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 30/05/2020 18h10


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na última quinta-feira (28), que 6,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio. A rede estadual de ensino de Sergipe registrou 12.720 candidatos inscritos. Esse número ultrapassou em 19,83% o quantitativo se comparado com 2019, quando 10.615 candidatos se inscreveram. O Inep ainda não divulgou os dados gerais do número de inscritos em Sergipe.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que este ano foi atípico, por conta da pandemia da Covid-19, mesmo assim comemora os números alcançados. "Essa pandemia acarretou em distanciamento social e suspensão temporária das aulas presenciais. Agradecemos toda a mobilização feita pelas Diretorias Regionais de Educação, pelas escolas, gestores e professores, que realizaram uma grande força tarefa, motivando positivamente os estudantes. A gente pede aos alunos que continuem empenhados nos estudos, a fim de que possam alcançar o tão sonhado objetivo de ingressar no Ensino Superior", afirmou.

Força tarefa

Desde que se iniciaram as inscrições para o Enem de 2020, no dia 11 de maio, a Seduc coordenou o trabalho de incentivo com o objetivo de inscrever o maior número de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Sergipe. Foram desenvolvidas ações de mobilização pelas escolas e diretorias para ajudar os estudantes a efetuar as inscrições. "Plantão Enem", tirando dúvidas por telefone; Webconferência entre gestores, professores e alunos; publicações nas redes sociais; campanha com cards; veiculação de Spot em emissora de rádio; auxílio aos alunos via grupos de WhatsApp e solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Em algumas unidades de ensino, a exemplo do Colégio Estadual Barão de Mauá, localizado em Aracaju, respeitando as exigências dos órgãos de saúde, os estudantes foram até a escola a fim de preencher a própria inscrição. De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Rocha Muricy, a Seduc tem vários exemplos de somação de esforços nesse período de distanciamento social. "Toda a Secretaria se envolveu nas ações de comunicação, suporte e acompanhamento das inscrições, especialmente as escolas que implantaram diversas estratégias para acesso aos estudantes e de apoio operacional, entrando em contato com todos os alunos, auxiliando um a um em suas inscrições, bem como abrindo seus espaços e disponibilizando os computadores para aqueles que não tinham acesso à internet, com todos os cuidados para a manutenção da saúde de todos os envolvidos na ação. Parabéns a todos que colaboraram nesse importante processo", disse.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, também comemorou o número expressivo de alunos inscritos no Enem. "Tivemos dois aliados nesse processo. Um foi o sentimento de envolvimento por parte da Seduc, Diretorias Regionais e escolas, por meio da força tarefa; e outro foi a motivação de todos os envolvidos tecnicamente e dos alunos. Tivemos estudantes com perfil de protagonistas, os quais se engajaram em disseminar informações e ajudar os outros nesse momento de inscrição para o Enem", declarou.

Ela explica que, dos 4.535 alunos matriculados no Programa Pré-Universitário da Seduc, 4.266 estão inscritos no Enem e cadastrados no Sistema Integrado Administrativo Educacional (SIAE). Esse número equivale a 94% dos alunos do Preuni. "Quanto aos 269 restantes, pode ser que estejam inscritos no Enem e ainda não tivemos acesso à informação", explicou.

Mais Notícias de Cotidiano
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado