Sergipe
Retorno das aulas em SE só deve ser avaliado a partir de 15 de outubro
Previsão é do governador Belivaldo Chagas: ‘se não houver um novo pico’, ressalva
Cotidiano | Por Will Rodriguez 10/09/2020 16h00

O governador Belivaldo Chagas disse nesta quinta-feira que não pretende discutir o retorno das atividades presenciais em escolas e universidades das redes pública e privada antes da segunda quinzena do mês de outubro. Isso porque, na avaliação do comitê criado para discutir a retomada dos setores classificados como especiais, ainda não há um ambiente de segurança para aplicação do protocolo sanitário nesses espaços, assim como em museus, teatros, cinemas e outros locais com maior concentração de pessoas.

Em entrevista coletiva, ao anunciar a atualização do Plano da Retomada Econômica, Belivaldo disse que, se os indicadores de contágio e ocupação de leitos hospitalares se mantiverem no patamar atual, há possibilidade de que a reabertura desses estabelecimentos comece a ser definida de forma gradual. 

“Não vamos discutir nada antes do dia 15 de outubro. Se até lá não tiver um novo pico, tecnicamente o que foi nos passado é que já teremos atingido a chamada imunidade de rebanho. Como ainda não há nada certo, é melhor a gente ter esse cuidado”, afirmou Belivaldo, ressaltando a necessidade de que a população siga as medidas preventivas de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel para evitar nova aceleração da contaminação pelo novo coronavírus. 

Até lá, segundo o governador, o comitê criado essa semana deve discutir quinzenalmente as diretrizes para a volta às atividades presenciais nas instituições de ensino e espaços de entretenimento. Todo o protocolo precisará ser validado pelo corpo técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Nesta quinta, o governo autorizou a retomada de cursos técnicos específicos, bem como de eventos corporativos e sociais, a exemplo de seminários, casamentos e formaturas, mesmo que ocorram em espaços de festas ou teatros, mas com presença máxima de 100 pessoas. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Uma pessoa morre após colisão frontal entre carro e poste em Estância
22/09/2020  10h04 Uma pessoa morre após colisão frontal entre carro e poste em Estância
Mais de 1,2 mil trabalhadores já se afastaram por doenças mentais em SE
22/09/2020  10h00 Mais de 1,2 mil trabalhadores já se afastaram por doenças mentais em SE
Suposto mandante de duplo homicídio se entrega à Polícia
22/09/2020  09h50 Suposto mandante de duplo homicídio se entrega à Polícia
PRF recupera dois veículos com placas de Sergipe roubados na BR 235
22/09/2020  09h18 PRF recupera dois veículos com placas de Sergipe roubados na BR 235
Sergipe registra mais de 1000 casos de dengue em sete meses
22/09/2020  09h00 Sergipe registra mais de 1000 casos de dengue em sete meses