Rodoviários protestam contra atraso de pagamentos e demissões em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Grande Aracaju
Rodoviários protestam contra atraso de pagamentos e demissões em Aracaju
Segundo categoria, Grupo Progresso demitirá 80 cobradores no final deste mês
Cotidiano | Por Laís de Melo 14/10/2021 09h57 - Atualizado em 14/10/2021 10h01


Paralisados nesta quinta-feira (14), os rodoviários do grupo Progresso, que atuam no transporte coletivo da Grande Aracaju, reivindicam o pagamento de salário atrasado, ticket alimentação e a não demissão de cobradores. Segundo os trabalhadores, a empresa já informou que no dia 30 deste mês, 80 trabalhadores serão desligados. 

F5News conversou com o agente comercial da Progresso, Marcelo Rezende, que garantiu que os ônibus só voltarão a rodar na capital e região metropolitana quando o salário dos trabalhadores estiver na conta. Marcelo afirma que no mês de setembro apenas 50% do pagamento foi efetuado.

“Isso a gente vem sofrendo há 10 anos. Chegou ao ponto de colegas nossos perderem carro, imóvel, porque não tem como pagar, e tá arriscado de colega nosso ir até preso, por conta de pensão, porque não tem como pagar. Eles vão colocar 80 cobradores para a rua e estão querendo fazer um acordo para pagar os direitos em 12 vezes”, conta o trabalhador. 

Em nota, o Setransp ressalta que já havia alertado sobre o colapso do setor do transporte público coletivo de Aracaju e da região Metropolitana e que paralisações como essa têm sido frequentes. 

“Embora seja um serviço essencial e direito social o transporte que já vinha enfrentando dificuldades ao longo dos anos, está sofrendo diretamente os efeitos negativos econômicos da pandemia, acúmulo de débitos com fornecedores, com impedimentos para pagar folha salarial, e sem nenhum aporte financeiro dos governos, nem qualquer subsídio ou isenção de tributos”, disse a entidade. 

Ainda conforme o sindicato, a dificuldade das empresas com folha de pagamento aumentou devido às perdas na receita pelo baixo número de passageiros registrado em 2020, que chegou a cair 70%. “Atualmente, mesmo com toda a sua frota à disposição, o transporte continua com uma queda de 47% da sua demanda de passageiros habitual”, acrescenta. 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju também se manifestou por meio de nota para informar que o órgão já entrou em contato com as demais empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo para que mais ônibus sejam colocados em operação e suprir as linhas que foram afetadas pela paralisação.

“A SMTT está acompanhando as tratativas entre empresa e colaborador, e a expectativa é que a situação seja resolvida o mais rápido possível para que o sistema volte a operar normalmente, sem causar prejuízos a população”, disse a Comunicação do órgão. 

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Governo de Sergipe
25/04/2024  11h20 Escola de Governo abre inscrições para curso de Língua Brasileira de Sinais
Divulgação Deso
25/04/2024  10h30 Projeto pretende proibir cobrança de tarifa de esgoto sem comprovação de serviço
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
25/04/2024  10h00 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões
PMSE/Reprodução
25/04/2024  09h32 Motoboy tenta fugir da polícia e joga drogas no telhado em Socorro
Divulgação SSP
25/04/2024  09h09 Investigada por envolvimento na morte do filho de ex-vereador de Canindé é presa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado