Rodoviários retomam atividades e ônibus voltam a circular em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte público
Rodoviários retomam atividades e ônibus voltam a circular em Aracaju
Após 5 dias de paralisação, Justiça do Trabalho determinou ilegalidade da greve
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 07/06/2022 09h02 - Atualizado em 07/06/2022 22h29


Após 5 dias de paralisação dos trabalhadores da empresa de transporte coletivo “Progresso”, os ônibus voltaram a circular na manhã desta quinta-feira (7) na Grande Aracaju. O retorno das atividades ocorreu após a Justiça do Trabalho determinar ilegalidade da ação de um grupo de colaboradores que ainda impedia a circulação dos veículos nessa segunda-feira (6).

Em nota, o Grupo Progresso informou que a Justiça entendeu que a paralisação vinha prejudicando a oferta de transporte para a população e que poderia aplicar multa diária de R$1 mil àqueles que tentassem impedir o retorno da circulação dos veículos, sendo permitido também uso de força policial se necessário.

A empresa também alegou que desde a semana passada vem buscando alternativas para entrar em acordo com seus funcionários e que, após tentar operar com os colaboradores que aceitaram as negociações propostas, um grupo de 15 manifestantes continuou bloqueando a saída de veículos da garagem da empresa. 

Ainda na segunda-feira, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju também notificou o Grupo Progresso para que a empresa reestabelecesse a circulação de toda a frota de ônibus. 

A paralisação havia sido iniciada na última quinta-feira (2) e retirou mais de 120 veículos de circulação. Os trabalhadores reivindicavam pagamento dos salários atrasados e outros direitos trabalhistas.

Intervenção judicial

No mesmo dia em que a greve foi considerada ilegal, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) ajuizou uma ação civil pública determinando a intervenção judicial das empresas que integram o grupo - Progresso, Tropical e Paraíso - por, pelo menos, 12 meses. A ação se aplica às SMTTs de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.

Na ação em questão, o MPT-SE determina a indisponibilidade e bloqueio de todos os bens móveis e imóveis, veículos e ativos depositados junto a instituições financeiras e o bloqueio dos créditos das empresas junto à operadora da bilhetagem eletrônica de vale-transporte (ARACAJUCARD).

Em nota, o MPT-SE afirmou que, durante anos, propôs diversas ações judiciais referentes ao atraso salarial e demais questões trabalhistas, mas que essas ações não foram suficientes para que as empresas de transporte regularizassem sua conduta, e que a ação é necessária para garantir a quitação de direitos e de passivos trabalhistas, fundiários e previdenciários.
 

Mais Notícias de Cotidiano
SSP/Ilustrativa
16/04/2024  15h24 Falso roubo em Itabaiana: suspeito queria o valor do seguro do veículo
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
16/04/2024  15h13 Prefeitura de Aracaju lança consulta pública para revisão do PLHIS
Ascom Semdec
16/04/2024  12h02 Defesa Civil emite alerta de chuva moderada em Aracaju
Divulgação PGE
16/04/2024  11h48 Candidatos a procurador do Estado devem comprovar títulos até esta quarta (17)
SSP
16/04/2024  11h14 Empresário suspeito de tentativa de homicídio é preso em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado