Salles confirma hipótese de que óleo de barris tem relação com o das manchas | F5 News - Sergipe Atualizado

Salles confirma hipótese de que óleo de barris tem relação com o das manchas
Do aeroporto de Aracaju, ministro seguiu para a Universidade Federal de Sergipe
Cotidiano | Por F5 News 16/10/2019 17h25 - Atualizado em 17/10/2019 07h50


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou à capital  sergipana por volta das 17h desta quarta-feira (16) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Em dez dias, esta é a segunda vez que ele se dirige a Sergipe para tratar das manchas de petróleo que têm aparecido por toda a costa do Nordeste brasileiro deste o início de setembro.

Ainda não se sabe o objetivo desta segunda visita. A assessoria de imprensa do ministro informou apenas que ele seguiria direto do aeroporto para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na semana passada, foi divulgada a informação de que um laudo feito pela instituição sergipana concluiu que o óleo que estava dentro de barris descobertos no litoral do estado é o mesmo das manchas de petróleo, contradizendo o laudo apresentado pela Marinha de que não se tratava do mesmo material.

Hoje em sua visita à UFS, ele confirmou "a hipótese de que este óleo dos barris tem, sim, relação com óleo encontrado nas diversas manchas encontradas no litoral que, portanto, dão mais uma condição, mais um elemento para a investigação que está sendo muito bem feita pela Marinha do Brasil sobre a origem desse fato que é o derramamento de óleo", disse Salles à imprensa. 

Ele prosseguiu afirmando que todos estão trabalhando em conjunto - " inclusive foi mencionado aqui pelo professor que os técnicos da Marinha colaboraram para com esse trabalho feito por ele aqui", prosseguiu, em alusão ao professor doutor Alberto Wisniewski Junior, do Grupo de Pesquisa em Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), instituído no Departamento de Química da UFS.  

 "Não há divergência nem da metodologia, tampouco dos esforços aqui", disse o ministro, para quem o que existe é "uma somatória de capacidades de conhecimentos". Segundo ele, esse avanço propiciou um cenário a aprimorar a investigação  - "Quais são as condições que podemos avançar para determinar quem é o responsável pelo derramamento desse óleo venezuelano no litoral brasileiro". 

No início da manhã, Ricardo Salles sobrevoou áreas afetadas pelo óleo na Bahia e esteve reunido com autoridades ambientais e da Marinha do estado vizinho. Em mensagem no Twitter, o ministro disse que o sobrevoo visava "acompanhamento das manchas e equipes de recolhimento" e acrescentou que iria visitar também "outras localidades".

(Atualizada para acréscimo de informações)

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado