Sancionada lei que revoga Taxa de Gerenciamento do Transporte Público | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Sancionada lei que revoga Taxa de Gerenciamento do Transporte Público
Objetivo da Prefeitura é reduzir o impacto de provável reajuste na tarifa em 2022
Cotidiano | Por Agência Aracaju 13/12/2021 16h50 - Atualizado em 14/12/2021 01h29


O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, nesta segunda-feira (13), a lei nº 5.429/2021 que revoga o percentual de 2% da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), embutido  na tarifa do transporte coletivo da capital sergipana. Apresentado à sociedade no último dia 6 dezembro, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju, após apreciação do parlamento municipal. Com a sanção da lei, a gestão contribui com a diminuição do impacto de um eventual reajuste tarifário em 2022, contemplando, diretamente, a população que utiliza diariamente o sistema de transporte público da cidade.

"Acabo de sancionar uma lei muito importante porque, através dela, estamos zerando a Taxa de Gerenciamento Operacional que incide sobre o valor arrecadado pelas empresas do transporte público e que é destinado à SMTT para administração dos terminais. Com esta medida, a Prefeitura assume esse custo, passando a arcar, com recursos próprios,  para que em 2022, quando forem feitos os cálculos para um possível novo reajuste da tarifa, esse valor já não esteja embutido. Como disse quando apresentei o projeto de lei, estamos fazendo a nossa parte, no sentido de contribuir para que a população que mais precisa do transporte público não seja mais afetada, por reajustes, no ano que vem", destacou o prefeito.

Ao sancionar a lei, Edvaldo acrescentou que a administração municipal já vinha estudando formas para diminuir os impactos causados pela pandemia no transporte público da capital. "Estamos há mais de um ano buscando formas de contribuir com este grave problema, é um tema que temos discutido sistematicamente. É a nossa preocupação com a tarifa, com a situação do transporte, em virtude de que houve uma queda no número de passageiros durante a pandemia, e isso afetou economicamente o sistema como um todo. Estudamos várias possibilidades e chegamos a essa medida, que, tenho certeza, será de grande importância", reforçou.

Revogação

Com a iniciativa, a gestão municipal revoga o percentual da Taxa de Gerenciamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), de que trata a lei nº 1.765/1991 e suas alterações. Ela foi instituída pela mesma legislação que estabelece o cálculo da tarifa do sistema de transporte coletivo urbano do município, por uma planilha de custo e, quando criada, a TGO correspondia ao percentual de 8%. Em 1992, a lei passou por alteração, tendo o percentual reduzido para 5% e, em 2015, em nova edição, passou para os 2%, em vigência atualmente.

Acompanharam a sanção da lei os secretários municipais da Comunicação, Carlos Cauê, de Governo, Evandro Galdino, e os presidentes das empresas municipais de Obras de Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado