São Cristóvão sedia evento da V Semana do Turismo de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

São Cristóvão sedia evento da V Semana do Turismo de Sergipe
Cotidiano 28/09/2011 12h13


O segundo dia da programação da V Semana do Turismo de Sergipe aconteceu na cidade de São Cristóvão. A Igreja Nossa Senhora do Carmo recebeu nesta terça-feira, 27.09, turismólogos, alunos do curso de turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e representantes do trade turístico de Sergipe para um evento com o tema A Moldura da Praça São Francisco – Patrimônio da Humanidade.

Ao explicar que os monumentos são testemunhos preciosos do passado e que devem ser respeitado por seu valor histórico, Thiago Fragata, especialista em história cultural e diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS), relatou um pouco da trajetória do processo que reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Este título de bem patrimonial é de relevância mundial. É bom sempre lembrar que os monumentos ao redor da praça fazem parte do patrimônio humano e, aqueles que os detêm, são encarregados de sua proteção e têm a responsabilidade e obrigação de conservá-los. Os futuros turismólogos devem olhar os elementos que circundam a praça e que muitas vezes passam despercebidos”, disse.

O historiador ressaltou também a importância dos monumentos históricos como patrimônio cultural de um povo. Fragata acredita que só com educação haverá a conservação do patrimônio. “Para manutenção e conservação destes bens é essencial que exista consciência da população local da importância e riqueza de seu patrimônio para que não aconteça a desvalorização do patrimônio histórico e turístico da cidade. A forma mais eficaz de preservação do patrimônio cultural é através da educação patrimonial, onde a população adquire consciência de seu papel de guardador de suas relíquias”, explica.

Segundo o especialista, a participação da comunidade nas tarefas de preservação patrimonial é imprescindível para que não haja perda da memória cultural da comunidade. “Não foi apenas São Cristovão que recebeu um título, mas o Brasil como um todo. E, para que não ocorra a sua destruição, o país deve estar integrado às políticas de conservação do patrimônio histórico”.

Como parte da programação da V Semana de Turismo de Sergipe, os participantes também tiveram a oportunidade de realizarem um city tour ao Centro Histórico de São Cristóvão.

Confira a programação completa da V SEMANA DO TURISMO DE SERGIPE www.turismosergipe.net

Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
As incrições online podem ser realizadas até o próximo domingo (28)
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju
Ele foi encontrado em um terreno baldio no bairro Coroa do Meio, segundo a PM

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado