Secretaria da Saúde de Sergipe faz alerta após detecção da variante delta | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Secretaria da Saúde de Sergipe faz alerta após detecção da variante delta
A paciente, uma mulher de 40 anos, apresentou apenas sintomas leves da doença
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 15/09/2021 10h15 - Atualizado em 15/09/2021 12h11


Após a divulgação do primeiro diagnóstico confirmado da variante delta do novo coronavírus em Sergipe, como noticiado por F5 News, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para a necessidade de intensificar os cuidados de prevenção ao contágio pela covid-19. Apesar do avanço da cobertura vacinal, o estado ainda não tem proteção suficiente, segundo a secretária da pasta, Mércia Feitosa.

A secretaria informa que a paciente identificada apresentou apenas sintomas leves, teve acompanhamento do município e cumpriu todo o isolamento social. Apesar do teste ter sido feito ainda em julho, a SES deixa claro que o sequenciamento genético, necessário para identificação da variante, leva mais tempo do que um simples teste RT-PCR.

"Nós temos duas situações que são fundamentais. O uso das medidas sanitárias e a vacinação. Não estamos numa bolha e há quatro meses a variante Delta circula no Brasil, mas, nesse momento, a gente tem ferramentas para evitar a propagação da variante em Sergipe”, disse.

A mulher buscou serviço privado de saúde após sentir sintomas gripais, mas, por ter tido contato com pessoas que viajaram para o estado do Rio de Janeiro, foi monitorada e seu teste enviado para laboratório, onde foi feito o sequenciamento genômico, que descobriu se tratar da variante.

A secretária Mércia Feitosa destaca que era esperada a chegada da mutação, já que apenas outros dois estados brasileiros ainda não têm confirmação da variação mais contagiosa do coronavírus. 

O diretor em Vigilância de Saúde da SES, Marco Aurélio Góis, reforça que esse tipo de vírus tem grande facilidade de transmissão e mutação. “É bom lembrar que a covid-19 começou com um surto gripal na China e rapidamente se espalhou por todo o mundo”, alerta. 

Ainda segundo Marco Aurélio, apesar de Sergipe ter saído de uma grande onda de casos e estar em um bom momento, com baixo registro de casos e há dias sem mortes pela doença, a chegada da variante ao estado lembra que é necessário manter as medidas protetivas, como uso da máscara, distanciamento social e procurar a vacinação completa.

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo*

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
23/04/2024  09h42 Suspeito de estupro de vulnerável preso na Barra dos Coqueiros
Ana Lícia Menezes/PMA
23/04/2024  09h05 Ordem do Mérito Serigy homenageia personalidades com trabalho em prol de Aracaju
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  08h24 Homem morre após colisão entre duas motocicletas em Lagarto
Reprodução Redes Sociais
23/04/2024  07h51 Manifestação fecha Avenida Marechal Rondon, em frente a UFS
Michel de Oliveira/PMA
23/04/2024  07h19 Consórcio do Transporte da Grande Aracaju remarca reunião para maio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado