Semáforos inteligentes devem começar a funcionar até o fim de dezembro | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilidade urbana
Semáforos inteligentes devem começar a funcionar até o fim de dezembro
Equipamentos já foram instalados e seguem em fase de testes, diz SMTT
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 12/12/2019 12h11 - Atualizado em 12/12/2019 18h40


Já se encerra a primeira metade de dezembro e os semáforos inteligentes, que integram o projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de Aracaju, prometidos para o mês ainda não começaram a funcionar. Isso porque, segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os equipamentos estão em fase de teste.

Com a implantação do sistema semafórico inteligente em 150 cruzamentos da capital, segundo a Prefeitura, pretende-se garantir mais fluidez ao trânsito. Foram investidos cerca de R$ 25 milhões, fruto de um convênio com o Ministério das Cidades.

Os trabalhos foram iniciados no mês de julho de 2018, a partir da avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rolemberg). Segundo a SMTT, os serviços de obra civil, como a construção das bases para as caixas controladoras, e também a instalação de equipamentos, já foram concluídos.

De acordo com a Superintendência não há atrasos. A previsão é que até o fim deste mês todos estejam funcionando. "Está dentro do prazo porque a parte de obra civil já foi concluída. Agora, os equipamentos estão em testes, na maioria das vezes os testes estão sendo feitos à noite para não atrapalhar o trânsito", afirma a assessoria de Comunicação do órgão.

Como funciona?

O sistema otimiza os tempos de passagem (sinal verde) e faz com que os condutores esperem menos em interseções, mantendo uma sincronia mais eficiente dos cruzamentos. Nos cruzamentos de maior fluxo, os novos semáforos terão capacidade de funcionamento de até quatro horas sem energia elétrica.

Para acontecer a otimização, câmeras são instaladas nos braços da estrutura da sinalização e quando um carro é detectado pela câmera, o equipamento automaticamente aciona o semáforo. Assim, a via que estava com o sinal verde na maior parte do tempo, tem o semáforo alterado para a cor amarela, e depois para o vermelho, liberando a outra via que está com veículos.

Uma central de monitoramento instalada na SMTT permitirá que a programação e o sincronismo dos semáforos sejam alterados em tempo real por conta das mudanças no fluxo de veículos, priorizando a passagem do transporte público. 

*Com informações da SMTT
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado