Sergipe anuncia Dia D para ampliar vacinação contra covid-19 | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe anuncia Dia D para ampliar vacinação contra covid-19
Campanha acontecerá no próximo sábado (25) nos 75 municípios sergipanos
Cotidiano | Por Laís de Melo e Will Rodriguez 23/09/2021 14h02


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza neste sábado (25) o Dia D de Vacinação contra a covid-19, com uma grande repescagem nos 75 municípios sergipanos. O objetivo da pasta é estimular a população a se vacinar contra o coronavírus, já que cerca de 10% da população ainda não recebeu a primeira dose. 

De acordo com dados divulgados pela secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa, durante coletiva na manhã desta quinta-feira (23), 89% da população com mais de 18 anos já foi vacinada com a primeira dose, no entanto, não foi ainda atingida a meta, que é imunizar 95% dos sergipanos. 

Ainda conforme a secretária, 178 mil pessoas com mais de 18 anos ainda faltam se vacinar. “A gente precisa resgatar essa população. Mesmo os municípios que estão com cobertura de D1 satisfatória, eles também vão participar porque vão resgatar os faltosos de segunda dose ou iniciar novos esquemas vacinais em adolescentes. A população precisa entender que a vacina é segura, confiável e eficaz”, reforça Feitosa. 

Ainda segundo a secretária, 19 municípios sergipanos atingiram mais de 70% da população com a D1, outros 31 imunizaram 60%, e somente quatro cidades estão com percentual abaixo de 60% de imunização com a primeira dose.  

Aracaju 

Na capital sergipana, cerca de 40 mil pessoas ainda não compareceram para receber a primeira dose do imunizante, mesmo com a campanha de repescagem que vem sendo realizada. O número preocupa a Secretaria Municipal da Saúde, já que a maior parte são pessoas na faixa etária entre 50 a 59 anos, 40 a 49 anos, e também a faixa de 38 anos, que não atingiu nem 50% da meta da idade. 

“É um público que por estar completamente vulnerável, está mais suscetível a se contaminar e transmitir para outras pessoas. E uma vez contaminados podem evoluir para quadros graves, podem vir a óbito ou ficarem internados por muito tempo. Por isso estamos abrindo espaços para repescagem, durante toda a semana, justamente para que as pessoas não justifiquem dificuldades e possam encontrar espaços para se vacinar”, aponta a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

De acordo com a gestora, além do Dia D promovido pela SES, a capital também efetuará ações a fim de estimular o público a se vacinar, como ampliação dos pontos de repescagem de dois para sete. 

“Queremos fazer esse alerta porque a gente tem a possibilidade de entrada de variantes. já temos a Delta e agora a Mucha, que é uma variante colombiana. Sempre a chegada de variantes traz possibilidades de resistência à vacina, ou de complicações, e essas pessoas que não tomaram vacina ficam muito vulneráveis a essas contaminações”, explica Waneska.

Dose de reforço

Ainda conforme a secretária da Saúde de Aracaju, o Ministério da Saúde já confirmou que enviará doses para aplicação de reforço ao público idoso. A medida foi adotada diante de um crescimento nos casos de internamento deste público. Em Aracaju, o número de novos internamentos passou de cinco para 18 na última semana. 

“A proporção dessas pessoas internadas é maior nas pessoas acima de 60 anos. Isso alerta que a gente faça o reforço para aqueles idosos que já estão completando seis meses que já tomaram a segunda dose da vacina. É importante que deixe claro que o reforço é para quem já tomou a segunda dose até o dia 10 de abril. Essas pessoas estarão completando 6 meses até o dia 10 de outubro. Além disso, o MS já vem sinalizando que vai mandar doses de reforço para o público de imunossuprimidos. Estamos aguardando receber essas vacinas para anunciar a esse público”, disse Waneska ao F5News

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
PMSE/Reprodução
25/04/2024  16h13 Casal é preso por tráfico com R$ 8 mil em entorpecentes em Aracaju
SMTT Aracaju/Reprodução
25/04/2024  16h04 Vídeo: motociclista colide com ônibus no bairro São José, em Aracaju
Igor Azevedo
25/04/2024  14h55 Prefeitura promove 3ª edição da Campanha de Adoção neste sábado
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
25/04/2024  14h45 Chuvas moderadas a intensas podem atingir Sergipe até o fim de sábado (27)
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h39 Tomate, Harmonia e Léo Santana fazem parte do Lagarto Folia; confira

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado