Sergipe confirma mais três casos da variante Delta do novo coronavírus | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Sergipe confirma mais três casos da variante Delta do novo coronavírus
Esses são os primeiros casos de transmissão comunitária da cepa no estado
Cotidiano | Por Will Rodriguez 23/09/2021 16h41 - Atualizado em 24/09/2021 06h16

Sergipe confirmou mais três casos da variante delta do novo coronavírus, conforme apuração do F5 News. As notificações chegaram hoje (23) a Secretaria de Estado da Saúde (SES), segundo fontes ouvidas pela reportagem. 

Com esses sobe para quatro o número de pacientes com infecção pela cepa confirmada no estado e a Cúpula da Saúde deve reconhecer a transmissão comunitária da Delta no território sergipano, o que ocorre quando já não é mais possível identificar a origem da contaminação. 

As amostras estavam em análise na Fiocruz do Rio de Janeiro e, segundo F5 News apurou, são de dois pacientes com residência em Aracaju e um em Nossa Senhora do Socorro.

Em Aracaju, um homem de 47 anos de idade, que teve contato com um familiar que chegou de viagem do estado do Rio de Janeiro. O paciente tinha tomado apenas uma dose da vacina contra a covid-19. O RT PCR foi coletado no dia 02 de setembro.

Outro paciente, também de Aracaju, um homem de 26 anos, sem histórico de contato com pessoas vindas de áreas de risco. Ele não tinha tomado vacina contra a Covid-19. A amostra foi coletada no dia 23 de agosto.

O paciente do município de Nossa Senhora do Socorro é uma mulher, de 51 anos, que teve amostra do exame RT PCR coletado no dia 20 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a investigação do caso.

Em todos os três casos, os pacientes sentiram sintomas gripais leves, sem necessidade de internação.

Com a identificação da mutação do coronavírus, as autoridades de saúde sergipanas têm fortalecido a vigilância epidemiológica no Estado, como F5News mostrou na semana passada.

A vacinação é a principal estratégia para impedir o avanço da doença. Mais cedo, a cúpula da SES fez uma convocação para o Dia D de vacinação contra covid-19, que deve ocorrer no próximo sábado (25) nos 75 municípios. A meta da Saúde é alcançar a cobertura vacinal de 95% da população.

 “Quem não recebeu a primeira dose, vá às unidades de saúde. Nós temos vacinas. A pessoa tem que assumir esse compromisso com si próprio, com a sua saúde. Nós estamos observando redução de internações e óbitos. Isso já é o resultado positivo da vacinação”, disse a secretária da Saúde, Mércia Feitosa, em entrevista recente ao F5News.

Mais Notícias de Cotidiano
Foto: divulgação
18/10/2021  09h06 Polícia Federal apreende quase duas toneladas de maconha em Sergipe
SMTT registra 10 acidentes durante o final de semana em Aracaju
18/10/2021  08h40 SMTT registra 10 acidentes durante o final de semana em Aracaju
Seduc inicia Simula Enem presencialmente a partir desta segunda-feira
18/10/2021  07h21 Seduc inicia Simula Enem presencialmente a partir desta segunda-feira
Sergipe registra 3 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito neste domingo
17/10/2021  21h15 Sergipe registra 3 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito neste domingo
Homem morre após ser atingido de frente por um ônibus em Indiaroba
17/10/2021  19h27 Homem morre após ser atingido de frente por um ônibus em Indiaroba