Sergipe investiga primeiro caso suspeito de Coronavírus  | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe investiga primeiro caso suspeito de Coronavírus 
Mulher que chegou da Itália há oito dias está em isolamento domiciliar
Cotidiano | Por F5 News 27/02/2020 15h32 - Atualizado em 27/02/2020 16h29


Sergipe pode entrar para a lista dos estados com suspeita de casos de coronavírus. Uma mulher de 37 anos que chegou da Itália há cerca de oito dias apresentou sintomas compatíves com o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju.

De acordo com secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a mulher deu entrada em um hospital particular da capital, hoje pela manhã, apresentando sintomas.

"Recebi uma ligação proveniente do hospital notificando a entrada de uma paciente de 37 anos, que chegou de viagem da Itália, há mais ou menos oito dias, e que há três dias iniciou um quadro sintomático com dor de garganta, febre e tosse", disse a secretária.

Segundo ela, o material coletado para análise será enviado ao Laboratório Central de Sergipe (Lacen) e para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para fazer o teste do reagente ao coronavírus.

Por meio de nota, o Hospital São Lucas informou que a paciente encontra-se clinicamente bem. "Colheu exames para confirmação ou exclusão do COVID-19 e foi liberada para permanecer em isolamento domiciliar", declarou.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Outros casos

Hoje pela manhã durante entrevista em um programa de rádio a secretária disse que oito pessoas que chegaram da China recentemente, estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Segundo Waneska Barboza, três famílias estão sendo acompanhadas diariamente há 14 dias e até o momento não apresentaram sintomas provocados pela doença. “Se hoje fecharmos o dia, sem a apresentação de sintomas, esses casos são descartados”, explicou.

Desde ontem, circula nas redes sociais a informação sobre uma mulher que teria chegado da Itália há três dias. Através de um áudio a mulher diz que ligou para o Hospital de Urgências de Sergipe e foi orientada a ficar em casa.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que a mulher já foi contactada e não apresenta nenhum sintoma de coronavírus "febre ou qualquer sintoma ou sinais respiratórios como tosse, espirro ou dificuldade para respirar". Mas para confirmar, ela realizaria hoje (27) coleta de amostra que será enviada para o Lacen.

Orientações

Mediante o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19) no Brasil, ontem (26) a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) orienta as pessoas que viajaram para os seguintes países: China, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes,  Filipinas, França, Coreia do Sul, Coréia do Norte, Itália, Irã, Japão, Vietnã, Tailândia, Singapura, Camboja e Malásia, que informem a Secretaria de Saúde do seu município assim que retornarem, para receber as orientações necessárias.

Se não tinham os sintomas como febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar,  entre outros), mas esteve em alguns destes países dentro do prazo de 14 dias, e passou a apresentar os sintomas,  entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu município ou a unidade de saúde de sua referência para receber as devidas orientações.

Sobre o isolamento domiciliar

No domicílio, alguns cuidados são importantes para que outras pessoas não sejam expostas. Entre as medidas, recomenda-se às pessoas com a suspeita da doença:

Não compartilhar alimentos, copos, talheres, chimarrão, toalhas e objetos de uso pessoal;

Evitar tocar olhos, nariz ou boca;

Lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete e água, ou usar álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;
Não receber visitas enquanto os sintomas persistirem;

Enquanto permanecer com sintomas respiratórios, deve usar máscara cirúrgica ao sair do seu quarto e trocar a máscara sempre que estiver úmida;

Na ausência da máscara, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis;

Ficar em quarto sozinho (se possível) e mantê-lo ventilado;

Sair de casa apenas em situações emergenciais e, nesses casos, sempre colocar máscara cirúrgica.

Durante esse período, a orientação é que as equipes das vigilâncias e/ou Atenção Básica municipais mantenham um acompanhamento do caso até a melhora clínica da pessoa. Se a pessoa apresentar alguma piora dos sintomas, ela deve retornar a um serviço médico.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  06h00 “Enem dos Concursos”: locais de prova estão disponíveis
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado