SES inicia distribuição doses da vacina pentavalente aos municípios | F5 News - Sergipe Atualizado

SES inicia distribuição doses da vacina pentavalente aos municípios
Vacina, que estava em falta, é obrigatória para crianças de 2, 4 e 6 meses
Cotidiano | Saúde 13/01/2020 16h44


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã desta segunda-feira, 13, iniciou a distribuição das 13 mil doses da vacina pentavalente recebidas do Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira, 10. A vacina que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae, como a meningite, é fornecida, exclusivamente, pelo Ministério da Saúde e estava em falta desde o mês de outubro. Ela é obrigatória para crianças de 2, 4 e 6 meses e disponibilizada em três doses.

 

Segundo a enfermeira da Central de Imunização da SES, Ana Beatriz Lira, os 75 municípios receberão a vacina, porém a quantidade é reduzida para atender toda a população sergipana. “A quantidade ainda é pequena para o nosso estado, porque já estava em falta há três meses, com crianças atrasadas e outras por fazer. Então estamos fazendo a distribuição conforme a população e doses que eram aplicadas por cada município, assim poderemos fazer uma entrega homogênea de forma que todos recebam”, disse.

A entrega acontecerá durante todo o mês de janeiro, mas os municípios podem se antecipar e retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde, sem a necessidade de agendamento. “Para que os municípios não continuem atrasados, já autorizamos que retirem aqui. Nossa entrega vai até o dia 28 de janeiro, no entanto aqueles que quiserem se adiantar já podem vir pegar”, comentou a enfermeira.

O Ministério da Saúde informou que mais vacinas foram compradas e os lotes estão passando por testes de qualidade, entretanto, não confirmou quando estarão disponíveis. “Nossa sugestão é que os pais procurem a Unidade Básica de Saúde e mais rápido possível, principalmente aqueles que têm crianças com as doses atrasadas”, concluiu Ana Lira.

Fonte: SES/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado