Silvinha deixa saudades e marca a história do turismo sergipano | F5 News - Sergipe Atualizado

Silvinha deixa saudades e marca a história do turismo sergipano
Cotidiano 08/06/2012 22h05


Por Míriam Donald

Tristeza, lembranças e comoção marcaram o sepultamento da jornalista e secretária de Turismo da Prefeitura de Canindé do São Francisco, Silvia de Oliveira, a Silvinha, falecida aos 41 anos, na manhã desta sexta-feira (08) em função de complicações de um câncer de mama com o qual lutava há sete anos.  Seu sepultamento ocorreu no fim desta tarde, no cemitério Colina da Saudade, onde familiares, amigos, estiveram presentes para a despedida.

Para amigos e colegas de trabalho, Silvinha, como era carinhosamente conhecida, foi um exemplo de pessoa determinada e contribuiu bastante com o turismo de Sergipe, especialmente de Canindé, onde deixou sua marca de trabalho, levando o nome do Município e do Estado a um patamar internacional. Segundo o colega e secretário de Gestão Governamental do Meio Ambiente, Kaká Andrade, ela resgatou a autoestima dos cidadãos de Canindé. “Silvinha é a cara de Canindé. O grande trabalho dela foi resgatar o destino do povo de Canindé. As pessoas não tinham orgulho. Hoje as pessoas têm esse orgulho”, disse.

Ele enumera ações bem sucedidas de Silvinha pela promoção de Sergipe. “Ela conseguiu levar a tocha dos Jogos Pan-americanos e gravação de novelas. Silvinha também tinha um grande relacionamento com jornalistas especializados em turismo e fizemos todas as festas de Sergipe em Gramado. Ela enxergou o turismo como uma das principais fontes de desenvolvimento sustentável da região. Ela mostrou que naquele semiárido se pode viver com sustentabilidade”, relembra.

Silvinha não contribuiu apenas com Canindé. "Ela pegou na rota o Parque dos Falcões,  o município de Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, a Gruta de Angico em Poço Redondo, integração com o Paulo Afonso (BA) e Piranhas (AL). Ela fez tudo isso e acho que temos que dar continuidade, mas a principal perda é a perda do ser humano. É uma grande profissional que Sergipe e o turismo perdem”, ressalta o secretário.

“Uma das principais baluartes que o turismo de Sergipe perde”, diz o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha (PSB), que também reconhece o trabalho que Silvinha desenvolveu.  “Ela construiu o que muitos lugares do mundo não conseguem construir, que é um destino turístico. Canindé do São Francisco com seu Cânion de Xingó se tornaram destinos conhecidos nacionalmente”, diz ele.

Sobre a noite de Canindé do São Francisco em Gramado, criada por ela, Elber declara que se tornou um sucesso e acredita que tudo era fruto do seu trabalho. “Muitas vezes minimizava o sofrimento com seu problema de saúde que lhe acometia há muitos anos.”

Também lutando contra um câncer, o prefeito de Canindé, Orlando Porto de Andrade, diz ser uma perda irreparável. “Ela teve muita coragem ao enfrentar essa doença. Ela tratava de um câncer no seio e eu câncer de traqueia e nós sempre trocávamos força. Infelizmente, ela se foi e sempre estará no coração da gente. Canindé e Sergipe devem muito a Silvia de Oliveira”, diz.

Silvinha deixa esposo - o também jornalista Silva Júnior -, uma filha e duas enteadas.

Mais Notícias de Cotidiano
PMA/Reprodução
17/04/2024  18h30 Dez novos ônibus são integrados ao transporte público da Grande Aracaju
Outras empresas do transporte coletivo também devem entregar novos veículos em breve
Divulgação
17/04/2024  18h20 Ambulatório de Hospital Cirurgia completa um ano em novo espaço
Unidade no Siqueira Campos fez mais de 50 mil atendimentos e tem 39 consultórios
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/04/2024  18h00 Meteorologia alerta para chuvas intensas no Nordeste até o dia 24
Previsão indica predomínio de tempo úmido e com chuvas em grande parte da região
SMS Aracaju
17/04/2024  16h45 Prefeitura orienta população sobre controle do caramujo africano
Saiba como lidar com a presença do vetor nas residências e cuidados a serem tomados
Energisa/Ilustrativa
17/04/2024  16h45 Energisa Sergipe terá mudança na tarifa com efeito de +1,43% em residências
Os novos valores entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (22) no estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado