Sinal de 5G é liberado em mais sete capitais, incluindo Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Internet
Sinal de 5G é liberado em mais sete capitais, incluindo Aracaju
Até o dia 28 de novembro, oito estações devem ser ativadas na capital sergipana
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 15/09/2022 14h55


O sinal de 5G será liberado para mais sete capitais, incluindo Aracaju, conforme divulgação da Agência Nacional de Telecomunicações. A nova banda de internet mais rápida estará disponível na próxima segunda-feira (19) em alguns pontos da capital sergipana.

A informação é do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável pela regulamentação após o chamado Leilão de 5G.

As prestadoras, que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada em 2021, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas cidades de Aracaju, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

F5 News já havia entrado em contato com o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Aracaju, Walter Júnior, e questionado o que faltava para o 5G chegar à capital. “A instalação da nova tecnologia vai mudar o padrão de comunicação e a forma como consumimos internet na capital, será algo nunca antes visto”, disse o gestor na reportagem publicada em 9 de agosto passado. 

“Assim como a instalação ou realização de qualquer obra, precisamos que o processo seja autorizado. A instalação do 5G é feita através de ETRs, miniantenas que propagam o sinal até 3km, ou seja, precisaríamos de 200 a 300 antenas para cobrir alguns bairros da capital e em cada instalação é necessário uma autorização”, informou então o diretor ao F5 News.

5G no Brasil

Segundo a Anatel, até o dia 28 de novembro,  as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, onze em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís e onze em Teresina.

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

5G e TV aberta parabólica

A Anatel também alerta que a quinta geração de serviço móvel interfere na transmissão analógica do sinal de TV. Por conta disso, quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

 

Com informações da Anatel
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado