SMTT realiza campanha de conscientização na capital | F5 News - Sergipe Atualizado

SMTT realiza campanha de conscientização na capital
Major relata a discussão sobre a Lei Seca
Cotidiano 21/11/2011 10h55


Por Fernanda Araujo

Em referência às estatísticas de acidentes de trânsito em Aracaju e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou na manhã desta segunda-feira (21) uma campanha de conscientização no trânsito na Av. Beira Mar próximo ao Shopping Riomar.

Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, major Paiva, a sociedade não deve se comportar de forma omissa diante das estatísticas de acidentes. “As campanhas educativas de trânsito são permanentes e a gente quer que as pessoas mudem o seu comportamento. Os números estão terríveis, mostram a tendência de aumento e nós não podemos continuar achando que cada uma dessas mortes é obra do destino ou do acaso. Essas mortes acontecem porque homens e mulheres, de forma inconsequente e irresponsável, deixam de cumprir com a sua obrigação no trânsito, desobedecem a limites de velocidade, utilizam álcool antes de dirigir e abrem a porta para que essas desgraças aconteçam em suas vidas.”

De acordo com Paiva, no ano de 2010 a SMTT registrou 81 mortes de trânsito na capital. Já nesse ano, até o dia 31 de outubro, houve cerca de 74 mortes. “Nós precisamos mudar essa realidade, a sociedade precisa se levantar do banquinho da omissão. Parar de esperar que o poder público sozinho resolva o problema e cada um na sua parcela de contribuição no momento de dirigir faça a diferença.”

Para chamar a atenção de quem transitava na avenida, a SMTT trouxe várias simbologias de acidentes, inclusive cruzes espalhadas com iniciais e a idade das 74 vítimas de trânsito desse ano. “Isso é importante para que as pessoas percebam que não se tratam apenas de números no papel, são vidas iguais a mim e a você. Se nós todos da sociedade assumirmos um comportamento mais seguro a gente consegue assumir um menor número de vítimas”, disse Paiva.

Familiares de vítimas também participaram do movimento, a exemplo de Ivalda Fonseca de Oliveira Santos, mãe de Breno Fonseca de Oliveira Santos, que morreu aos 16 anos atropelado por um ônibus no dia 26 de março. “A gente está aqui tentando erguer a Associação das Vítimas de Violência no Trânsito de Sergipe a partir de hoje, pedindo ajuda da sociedade às pessoas que foram vítimas de acidentes e estão numa cadeira de rodas. E para fazer um apelo para as pessoas que dirigem tenham mais cuidado com quem anda na rua, de moto e de bicicleta. Para pedir um apoio também à SMTT para colocar os radares de volta, porque depois que retiraram é morte por cima de morte.”

A campanha vai até o término do horário de pico. Mas a programação segue no auditório do Hotel Mercury a partir das 14h com um simpósio, uma iniciativa das secretarias de Saúde. A partir das 16h, a SMTT fará uma visita às vítimas de trânsito no Hospital de Urgência (Huse) com a participação solidária do bispo auxiliar Dom Henrique.

Lei Seca

Para coibir o uso do álcool por condutores, está sendo feita uma discussão em torno da Legislação a respeito da Lei Seca. A Lei que tolera até 0,6 g de álcool por litro de sangue, ou seja, dois copos de cerveja, pode se transformar em tolerância zero se aprovada na Câmara.

“Já foi aprovada no senado e foi à Câmara para aprovação. Se passar, nós teremos uma lei ainda mais rigorosa nesse sentido. Vai passar a ser tolerância zero. E a tendência também é admitir qualquer meio de prova, então se for aprovado vai deixar de ser obrigatório o exame do bafômetro para que alguém possa ser responsabilizado. Temos visto aí pessoas visivelmente embriagadas e que se negam a soprar o bafômetro, obviamente se eximem da punição”, resumiu o major Paiva.

Para assegurar o trânsito, no final de semana a Companhia de Trânsito da PM (Cptran) realizou uma blitz da lei seca em função da Odonto Fantasy. “Em todo evento da natureza do Odonto Fantasy, onde milhares de jovens se reúnem para se divertir, são muito comuns na madrugada acidentes gravíssimos", disse o major, informando que, desta vez, não se registrou nenhum deles. 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado