Sociedade mostra preocupação com preservação ambiental | F5 News - Sergipe Atualizado

Sociedade mostra preocupação com preservação ambiental
Cotidiano 12/06/2012 08h35


Por Márcio Rocha

Os desafios ambientais da atualidade têm levado muitas pessoas a empreender ações voltadas à prática da sustentabilidade, essencial à preservação da biodiversidade e da qualidade da vida humana na Terra. Reciclar é um dos principais motes do desenvolvimento sustentável, foco de grande atenção com o lugar em que se vive e com a necessidade de mantê-lo limpo e adequado para a convivência em comunidade.

Reciclar o lixo é garantir que a natureza sofrerá menos agressões no futuro. “Procuro sempre juntar as garrafas PET, pois elas podem ser reutilizadas para outras coisas e também podem ser reaproveitadas para fazer algum outro material. Em minha casa, uso como posso as garrafas. Fiz um porta-revistas com algumas garrafas e um pouco de fita-crepe.”, disse a dona de casa Valdelice Moreira.

Porém, não apenas de garrafas PET vive a reciclagem. Muitas latas de refrigerante e cerveja são reaproveitadas, após serem recolhidas por pessoas em festas populares, o que faz das latinhas um bom negócio para catadores e, no final, para a indústria do setor. O que seria um resíduo transforma-se, assim, em geração de renda. Pelos dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), mais de 90% das latas colocadas no mercado são recicladas após o uso. 

A consciência ambiental fez vicejarem ações conjuntas inclusive entre o poder público e a iniciativa privada. O empresário Adrielson Celestino, por exemplo, é proprietário de uma construtora e desenvolve o trabalho de preservação ambiental em manguezais de Aracaju, em parceria com a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema). Segundo o empresário, uma iniciativa que contribui para assegurar um futuro melhor às próximas gerações.

“Preservar o meio ambiente é de suma importância para população. Temos que garantir que as espécies do nosso ecossistema tenham condições de se reproduzir e viver em seu habitat. Por saber que estamos em um mundo que precisa ampliar seu desenvolvimento sustentável e preservação, a AC Engenharia realiza esse trabalho de preservação do mangue junto à Adema. Impedimos que sejam jogados entulhos no mangue e realizamos limpezas periódicas na área que nos coube preservar.”, comentou o empresário.

Reciclagem de garrafas PET significa a economia de milhões de reais gastos em petróleo, material base para a produção de plásticos, além de promover a geração de empregos para pessoas nos mais variados segmentos, como na própria indústria de reciclagem, bem como na artesanal, por ser um dos materiais mais utilizados para fazer peças de decoração, ou na indústria de confecção.

“O momento é de realização de trabalhos educativos e de conscientização para que as pessoas aprendam a valorizar o meio ambiente. Temos que oferecer, aos nossos filhos, uma qualidade de vida melhor que a nossa atual e fazer com que a sociedade seja autossustentável, para que continue progredindo em harmonia com a natureza”, afirma o engenheiro Adrielson Celestino.

Imagem: Márcio Rocha

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado