Stella Maris é a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Stella Maris é a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde
Cotidiano 25/07/2012 09h59


 

Os recém-empossados conselheiros municipais de Saúde elegeram nesta terça-feira, 24, a nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS). Na composição, a secretária municipal de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira foi eleita por unanimidade ao cargo de presidente do CMS. Também, por unanimidade, foram eleitas como vice-presidente, a conselheira representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Jussara da Cruz Barbosa Silva; a conselheira representando dos trabalhadores, Agda Vasconcelos como 1ª secretária e a conselheira representante dos usuários, Rosineide Silva Santos, como 2ª secretária.

A eleição da Mesa Diretora foi conduzida pelo então presidente do CMS, Marcos Macedo Santana. "Desejo a Stella Maris e a todos os novos conselheiros um bom trabalho e perseverança na luta do CMS, para ajudar a consolidar o SUS em Aracaju", diz Marcos Macedo que é o atual presidente do Sindicato dos Odontólogos do Estado de Sergipe.

Pauta aprovada

A nova Mesa Diretora deu início aos itens da pauta e conseguiu aprovar, por maioria dos votos, o Plano Municipal de Saúde 2010/2013 e o Relatório de Gestão, 2011. "Estaremos à disposição de todos vocês e acreditamos que faremos uma efetiva gestão no CMS em defesa do SUS e pela melhoria dos serviços prestados à população", destacou Stella Maris.

Conselheiros

Ao todo, os 80 conselheiros representantes dos trabalhadores, dos prestadores de serviço, dos usuários e da gestão foram empossados oficialmente no último dia 16 de julho pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Com exceção dos representantes da gestão, os conselheiros foram eleitos na IX Conferência Municipal de Saúde.

Veteranos

Além dos recém-empossados, ex-conselheiros participaram da reunião ordinária desta terça-feira. Dos veteranos, Hélio Ferreira dos Santos, 76 anos, e Maria Terezinha Marques, 71, destacaram a experiência em atuar no CMS. Hélio Ferreira esteve conselheiro por cerca de 10 anos e foi presidente do CMS. Ele é representante dos prestadores do SUS. "Foi uma grande experiência de vida e pretendo retornar ao conselho", diz.

Durante a reunião, dona Terezinha como de costume fez uma oração. Desta vez, para abençoar os antigos conselheiros e dar boas-vindas aos novos. Ela presenteou o CMS com um exemplar da Bíblia Sagrada, traduzida pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No CMS, Terezinha era a representante da Pastoral da Saúde, da Arquidiocese de Aracaju. Stella Maris retribuiu a cortesia, presenteado Terezinha em nome de todos os ex e atuais conselheiros com um ramalhete de flores.

Outro veterano Salathiel de Oliveira também deixa o Conselho, depois de participar por oito anos consecutivos. Ele é o presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores. "Foi uma experiência muito valiosa. Aqui atuei de forma contundente na defesa do controle social. Entendo como primordial a relação do conselheiro como elo entre os usuários e a gestão da Saúde", afirma.

A ex-conselheira Roseane Patrício, 34, participou do CMS por dois mandatos consecutivos. Ela é a presidente da Central dos Movimentos Populares. "Deixo o CMS feliz, com a certeza de que fiz a minha parte. Os conselheiros-usuários também foram os construtores do SUS Aracaju, nesses últimos anos", afirma.

O ex-conselheiro José Roque dos Santos, 53, estava no segundo mandato consecutivo. "As lutas na construção do SUS Aracaju e o debate dentro do Conselho são experiências valorosas", afirma Roque que é motorista.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
25/04/2024  08h07 Fábio Mitidieri assina decreto que reserva 50% dos CCs para mulheres
O quadro de servidores conta com 24.539 mulheres, entre efetivas e comissionadas
Divulgação PM
25/04/2024  07h55 Homem e duas mulheres são presos por suspeita de tráfico de drogas
Indivíduos foram flagrados preparando entorpecentes para a comercialização
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  06h00 “Enem dos Concursos”: locais de prova estão disponíveis
Ministra da Gestão, Esther Dweck frisou que candidatos não podem alterar o local
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado