Suspeito de liderar facção criminosa na Bahia morre em operação em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Suspeito de liderar facção criminosa na Bahia morre em operação em Aracaju
Segundo a polícia, o homem reagiu a prisão na Zona Sul da capital sergipana
Cotidiano | Por F5 News* 24/08/2019 18h00 - Atualizado em 25/08/2019 10h38


Um homem suspeito de liderar uma facção criminosa na Bahia morreu, neste sábado (24), durante uma operação entre Polícias da Bahia realizada em um bairro da zona Sul de Aracaju, em combate ao crime organizado. De acordo com a Polícia, o rapaz, que estava em um imóvel na região, reagiu ao mandado de prisão e entrou em confronto.

Durante a ação, denominada Operação O Iluminado, moradores, assustados, relataram nas redes sociais a ocorrência de vários tiros em um condomínio no bairro Atalaia com a presença da polícia. A operação das Polícia Militar e Civil da Bahia contou com envolvimento do Centro de Operações Especiais (COPE) de Sergipe.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, após intervenção policial, Manoel Paulo Laurentino dos Santos, conhecido como Paulão, reagiu e foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), mas não resistiu aos ferimentos. Uma arma de fogo e outros objetos foram apreendidos. Ainda conforme a SSP, a esposa dele e uma criança, filho do casal, estavam no imóvel, mas não sofreram ferimentos e foram liberados.

O homem é acusado de liderar a facção denominada BDM na região do baixo-sul da Bahia, atuando nas cidades de Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Ubaitaba e Ibirapitanga. Ele é apontado como o líder do tráfico de drogas e mandante de homicídios e outros crimes relacionados ao tráfico. O grupo seria responsável pelo homicídio de Romildo Domingos da Silva, o "Bobó" , carcereiro da Delegacia de Gandu, que foi decapitado no ano de 2017 em Teolândia, além de deflagrar disparos de arma de fogo que atingiram um policial militar da Bahia e avariou uma viatura durante diligências para prender um dos integrantes.

O serviço de inteligência da PM e da SSP de Pernambuco identificaram o suspeito no início da semana em Recife e que teria seguido para a capital sergipana na última quinta-feira (22). Em Aracaju, buscas foram realizadas por equipes de Sergipe e da Bahia a fim de cumprir mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Gandu. O suspeito foi localizado residindo em um imóvel alugado na praia de Atalaia e estava em veículo blindado.

Ainda segundo as investigações, uma criança, Lucas de Jesus da Conceição, e o adolescente Adriel da Silva dos Santos morreram após serem atingidos por disparos, no dia 19 de julho deste ano em Gandu, em uma tentativa de homicídio da organização contra um criminoso de grupo rival. "Desde então as buscas contra o mesmo e sua súcia se intensificaram e os autores imediatos do crime foram a óbito no dia 31/07/2019 em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após confronto com o BOPE (PMBA) no curso da intervenção para cumprimento de mandados de prisão contra os autores José Marcos Santos (Marquinhos) e Cristiano Oliveira dos Santos (Quinca)", informou a Polícia.

A investigação é uma operação conjunta da 5ª COORPIN (PCBA) e 60ª CIPM (PMBA), onde nesta fase contou com a participação do BOPE e COPPM da Polícia Militar da Bahia, Polícia Federal na Bahia e Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e Pernambuco. A operação O Iluminado faz alusão à origem grega do nome Lucas, criança que foi vítima da quadrilha, em desarticulação na cidade de Gandu-BA.

*Com informações divulgadas pela SSP-SE

Mais Notícias de Cotidiano
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via
Polícia Militar/ Ilustrativa
25/04/2024  17h12 Professor é afastado, suspeito de importunar sexualmente alunas
Também foi aberto um procedimento administrativo disciplinar pela Seed
PMSE/Reprodução
25/04/2024  16h43 Trio é flagrado pela polícia embalando drogas em Itaporanga D'Ajuda
Foram apreendidos 154 invólucros de maconha, 70 de cocaína, 4 pedras de crack

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado