Taxistas de Aracaju recebem certificados de capacitação | F5 News - Sergipe Atualizado

Taxistas de Aracaju recebem certificados de capacitação
Cotidiano 28/12/2011 11h32


O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretária do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em parceria com o Seste/Senat, Superintendência de Transporte e Transito (SMTT), Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax) e Cooperativa Mista de Táxi do Aeroporto de Aracaju (Comtaju), entregou hoje (27) certificados aos 63 motoristas que fizeram o Curso de Capacitação para os Taxistas que circulam no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, cujo foco das disciplinas foi para o  atendimento a turistas que chegam ao estado.

 O objetivo deste projeto é proporcionar aos taxistas de Aracaju condições para que apliquem em seu trabalho diário os procedimentos necessários para a melhoria na prestação de serviços de táxis e atendimento ao turista que desembarca no aeroporto da capital sergipana. Foram duas turmas diárias em dois turnos (matutina e vespertina) e contou com a presença de 63 taxistas, em um curso de duração de 2 meses. Os taxistas foram capacitados com aulas de direção defensiva, relações humanas, primeiros socorros, mecânica, elétrica básica de veículos e marketing turístico.

 "Este momento é especial para o turismo sergipano. A partir de agora, o visitante que chega ao aeroporto Santa Maria poderá desfrutar de um atendimento com qualidade", falou o secretário de turismo, Elber Batalha, que destacou a meta do governo em qualificar toda a cadeia turística. "O nosso maior objetivo é forma uma cadeia de qualidade em todo setor turístico em Sergipe e por conta disso faremos mais cursos voltados para os 52 setores econômicos da cadeia produtiva do turismo, que serão capacitados com conhecimentos necessários para atender bem o turista", disse.

 Já o deputado federal e vice-presidente da Comissão do Desporto e Turismo, Valadares Filho, que também esteve presente ao ato, disse que este curso é um marco importante para o turismo no estado. "A entrega destes certificados é sem dúvida um marco importante para essa nova gestão do turismo sergipano. Os taxistas são os primeiros a terem contato com o turista e a partir do momento que a Setur e Emsetur fazem parcerias para capacitar estes profissionais, demonstra a sensibilidade e o compromisso do governo estadual pela qualidade de capacitar profissionais para melhorar o turismo em Sergipe. Nós que fazemos parte inclusive em Brasília da comissão do turismo na câmara só temos que parabenizar e esperar que iniciativas deste porte sejam cada vez mais realizadas”, disse.

 Para o Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, o momento é revestido de grande importância e um grande referencial. "Essa capacitação é fundamental para os profissionais que trabalham diariamente no estado e que de certa forma tem uma função importante no conhecimento e desenvolvimento turístico do estado. Este curso comprova a preocupação que o secretário Elber Batalha em prezar pela qualidade e sua atenção para a formação de um setor que e é uma das indústrias que mais crescem no mundo em geração de emprego e renda", disse. Jorge Alberto também destacou investimentos do governo no setor turístico. "O governador mostra que é uma pessoa preocupada com o turismo e por conta disso leva os seus investimentos para melhoria da malha rodoviária, nas construções de novas pontes e, através de capacitações com esta, só reforça o interesse no crescimento sem deixar a qualidade de lado para os visitantes que aqui chegam". 

 O superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Bittencourt, disse que o estado de Sergipe estar de parabéns por tão importante iniciativa. "Fazer com que esse segmento do transporte seja ofertado com qualidade é uma iniciativa maravilhosa. Isso faz com que o turista que chega a Sergipe leve uma boa impressão, possibilitando que venham outras pessoas por conta de um bom serviço prestado", acredita.

 De acordo com Waldson Azevedo, presidente do Sindicato dos Taxistas de Aracaju (Sintax), o curso fez com que os taxistas do aeroporto adquirissem conhecimento dos roteiros turístico do estado. "É fundamental que o profissional que trabalhe diretamente com os turistas saiba o que sua terra tem a oferecer", diz.  Em relação às disciplinas do curso, a taxista, Marcela Luciana de Sales Santos, se diz preparada sobre os destinos turísticos de Sergipe. "A parte que mais nos surpreendeu foi o Marketing em Turismo. Agora podemos falar sobre os roteiros turísticos do nosso estado sem titubear", vibra.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos Certificados do Curso de Capacitação para Taxistas de Aracaju,  o presidente da Emsetur, Paulo Henrique, o secretário-adjunto da Setur, José Roberto de Lima, o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Turismo (Funcaju), Diego da Costa, a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/SE), Kátia Pimentel,  a diretora do Sest/Senat, Danielle Queiroz, o superintendente de Transporte e Transito de Aracaju (SMTT), Antônio Samarone, e o presidente da Cooperativa Mista de Táxis do Aeroporto de Aracaju (Comtaju), Aplonário Reis Filho.

Fonte: Setur

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay/Ilustrativa
04/07/2022  22h00 Neurologista indica quatro atitudes que diminuem o risco de demência
Especialista da Mayo Clinic sugere prevenção a problemas neurodegenerativos na velhice
Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
04/07/2022  21h30 Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
Saiba como participar do projeto “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”
TSE/Reprodução
04/07/2022  21h15 TSE apresenta à imprensa projeto de divulgação da totalização de votos
Profissionais de TIC das empresas jornalísticas conheceram funcionamento dos mecanismos
Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
04/07/2022  19h45 Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
Houve aumento de amostras no último mês, mas testagem ainda é baixa, diz Lacen
SSP / reprodução
04/07/2022  17h30 Motorista sem habilitação se envolve acidente e uma vítima é hospitalizada
Condutor foi preso e levado à Delegacia Regional da Barra dos Coqueiros