Toneis com ácido cianídrico são encontrados em oficina de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Toneis com ácido cianídrico são encontrados em oficina de Aracaju
Altamente tóxico, o produto foi usado como arma química na Segunda Guerra
Cotidiano | Por F5 News 15/03/2019 17h30 - Atualizado em 16/03/2019 12h37


Dois toneis contendo cerca de 50 kg de ácido cianídrico cada um foram encontrados em uma oficina mecânica localizada na rua Eduardo Cruz, no bairro Industrial, zona Norte de Aracaju (SE). Na manhã desta sexta-feira (15) a Defesa Civil estadual montou uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), para a remoção dos recipientes.

O ácido cianídrico, também chamado de cianureto de hidrogênio é altamente tóxico, e manuseado ou acondicionado em locais inapropriados pode oferecer sérios riscos. No grupo dos venenos mais letais já descobertos, o ácido cianídrico, quando disperso em locais pouco ventilados, se adere a tudo o que for úmido, mantendo seu efeito danoso por vários dias. É tão nocivo que durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado como arma química por ambos os lados conflitantes, e também contra os judeus, pelo nazismo, na Segunda Guerra Mundial.

Uma empresa especializada foi chamada para fazer a remoção e transporte dos toneis. “Uma vez que o Estado tomou conhecimento do risco às pessoas, através do Corpo de Bombeiros, interditamos o local e acionamos a Adema, que mobilizou a retirada do material através da empresa responsável pela sua fabricação”, informou o diretor da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre José.

Segundo o analista ambiental da Adema Jamiel Menezes, os toneis que continham o produto estavam corroídos, sendo um deles perfurado. “O nível de ácido aceitável do produto é de 4.5 e, ao chegarmos no local, constatamos o nível de 10. Em ambiente confinado, a tendência é piorar. Mas já foi realizada a retirada do material, averiguamos novamente os níveis e não há mais identificação do produto no local”, detalhou.

Questionado sobre como o ácido foi parar na oficina, o proprietário informou à Adema que adquiriu o imóvel há mais de 20 anos e os toneis já estavam lá. De acordo com o órgão ambiental, a Polícia Federal vai investigar o caso.

Mesmo com a remoção do ácido e a informação da Adema de que não há mais riscos para a população, pessoas que moram na vizinhança continuam assustadas.

A professora Maria Lúlia Lima Silva diz que a descoberta do produto foi uma surpresa para todos da rua. Agora eles querem entender como o produto passou tanto tempo no local sem ser percebido. “Quem garante que não estávamos expostos e que ainda não corremos risco?”, questiona.

Ácido cianídrico

Conhecido pelo seu uso letal durante o holocausto, quando foi chamado de ‘o gás da morte’, o ácido cianídrico encontrado no bairro Industrial representava menor risco, pois estava em sua forma salina. Apenas em contato com a água, o ácido passa por reação química e pode se tornar fatal.

“O material tem risco potencial, pois é muito hidroscópico [absorve com facilidade a água existente em forma de vapor na atmosfera] e, em contato com a água, tem alto risco letal”, completou o técnico.

A Adema trabalha com a hipótese de que o material era utilizado pela antiga empresa instalada no local, onde funcionava uma fábrica para processamento de plástico e fibra. O órgão promoverá uma investigação para apurar os responsáveis pelo abandono do produto.

A empresa Proquigel foi acionada pela Adema para fazer a coleta, transporte e destinação final do produto. Além da retirada do produto, os técnicos monitoraram a atmosfera do ambiente com equipamento específico para HCN, e o resultado foi zero. O local já está liberado e todo o produto encontrado foi embalado e enviado para a unidade da Proquigel na Bahia.

“O material será incinerado por uma empresa especializada e registrada no órgão ambiental, por onde será emitido um laudo, a ser enviado para a Adema daqui de Sergipe”, informou o técnico em segurança da Proquigel, Glauber Rosemberg.

À população, a Defesa Civil recomenda que, encontrando produtos perigosos, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado