Três perguntas para uma farmacêutica sobre o descarte correto de medicamentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Conscientização
Três perguntas para uma farmacêutica sobre o descarte correto de medicamentos
Em 2023, foram descartados corretamente 600 toneladas de medicamentos sem uso
Cotidiano | Por F5 News 13/04/2024 07h00 - Atualizado em 13/04/2024 09h23


Dor de cabeça, cólica, enjoo, febre, são alguns dos motivos que levam uma pessoa a ir à farmácia comprar medicamentos, quando não se tem em casa. E, como é uma constante, foi criada a campanha nacional “Não Usou, Descartou” para conscientizar a população sobre os problemas e riscos que o descarte incorreto pode oferecer, principalmente para o meio ambiente. 

Somente no ano passado, foram descartados corretamente 600 toneladas de medicamentos sem uso, o dobro do ano anterior, segundo informações da Agência Brasil. Em Sergipe, o descarte correto deve ser feito em drogarias licenciadas e, por meio do site “Descarte Consciente” ,é possível conferir o ponto de rejeição mais próximo. 

Além do descarte, é importante realizar o armazenamento correto dos materiais e, nessa pespectiva, existem precauções que devem ser adotadas, em relação à exposição à luz, temperaturas altas e ao excesso de calor, por exemplo. O F5 News conversou com a farmacêutica sergipana, Nicoly Caroline, que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. 

F5 News: Quais as recomendações para o armazenamento de medicamentos? 

Nicoly: Os medicamentos precisam estar em lugar seguro, fresco, fora da incidência da luz, porque pode perder a sua eficácia, e principalmente, estar fora do alcance de crianças e de animais. Além disso, é recomendado evitar guardar os medicamentos junto de produtos de limpeza, perfumaria e alimentos.

Também deve ser guardado na geladeira somente os medicamentos que são orientados a estar refrigerados, por um profissional. Lembrando que é importante não guardar na porta da geladeira, pois pode perder a refrigeração, ou no congelador, já que se o medicamento congelar pode perder o efeito. A insulina é um exemplo disso.

É importante deixar os medicamentos na sua caixinha original mesmo, sempre verificando a validade e se estão na sua forma normal da medicação. Por fim, não deixar, principalmente, em ambientes úmidos, como banheiros. 

F5 News: Como os medicamentos devem ser descartados? 

Nicoly: Para o descarte correto dos medicamentos, tanto de medicamentos vencidos quanto de medicamentos que estão em desuso, a população pode estar descartando esses medicamentos em farmácias que tenham postos de coleta. Próximo às residências sempre existem farmácias que tenham o posto de coleta para receber esses medicamentos que serão descartados de maneira correta.

São colocados em um recipiente específico para serem descontaminados em uma usina de tratamento.

F5 News: Quais os perigos que o descarte incorreto pode trazer?  

Nicoly: É importante lembrar também que esses medicamentos não podem ser descartados em lixo comum ou em vaso sanitário, porque esse material que contém no medicamento pode trazer um mal para o meio ambiente, pode causar danos à água, ao solo e vai comprometer a qualidade de vida tanto dos animais quanto mesmo da população, da saúde da população. 

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado