Troca de poste no centro corta linha telefônica de comerciantes | F5 News - Sergipe Atualizado

Troca de poste no centro corta linha telefônica de comerciantes
Energisa alega que erro foi da empresa de telefonia
Cotidiano 13/06/2012 14h30


Por Míriam Donald

Alguns comerciantes da praça João XXIII, em frente ao terminal de ônibus da Rodoviária Velha, no centro de Aracaju, reclamam que desde o início da manhã da segunda-feira (11) estão sem linha telefônica funcionando e consequentemente impossibilitados de usar a máquina de cartões de crédito.  Eles dizem que o motivo foi a troca de um poste realizada pela Empresa Energética de Sergipe (Energisa) no último domingo (10), o que resultou no corte de alguns fios da linha telefônica.

De acordo com as proprietárias de uma loja de roupas de praia, as irmãs Solange e Núbia Melo, no domingo o caminhão da Energisa estava parado em frente ao local e os funcionários trocariam o poste. No dia seguinte pela manhã, a vizinha comerciante já reclamou do problema.  “Quando conferi na minha loja, vi também que meus telefones estavam mudos, sem linha. Além do telefone, as máquinas que passamos cartão e a internet também estavam assim”.

A empresária já contabiliza prejuízos. “Perdemos vendas ontem e hoje por causa disso e aceito todos os cartões. Apenas 10% das vendas é feita a vista.”, reclama Núbia.

 

Gilvânia também reclama da falta de responsabilidade dos órgãos por não concertarem o problema e que já ligou para a empresa de telefonia que alegou não se responsabilizar pelos cortes na fiação. “Não houve responsabilidade nenhuma, pois as empresas deveriam trabalhar juntas”, critica.

Além da loja de Núbia, outras duas lojas foram prejudicadas. A proprietária de uma loja de utensílios e relógios, Gilvânia Maria César de Farias, é a vizinha comerciante de Núbia que reclamou na manhã da segunda sobre o defeito na linha telefônica. Ela diz que também passou por sua loja no domingo, quando percebeu o problema e resolveu ligar na mesma noite para o serviço de telemarketing da empresa de telefonia responsável, mas não obteve retorno. “Liguei, anotei o protocolo e falei sobre a situação e ela (a atendente) disse que retornaria em oito horas, mas nada feito. Liguei hoje novamente e quando eu digo a localização, entra uma “musiquinha” na ligação e não atendem mais”, indigna-se.

Gilvânia acredita que o problema pode ter sido causado pela Energisa, pois após a troca do poste a fiação estava emaranhada e alguns fios, cortados.

A funcionária de um salão de beleza, Bruna Santos de Azevedo, também reclama do serviço de atendimento da empresa telefônica. Com o corte da linha, diz já ter perdido vendas nos cartões e marcação de horário para as clientes, o que já gerou reclamações junto à matriz da empresa, especialmente porque quem liga ouve o som do toque do telefone e, com isso, não percebe que existe um problema. 

Contraponto

A Energisa alega que a troca do poste foi feita mediante uma solicitação para melhoria do sistema e as empresas que têm fiação junto ao sistema de energia, como as de telefonia e segurança, deveriam estar presentes durante o processo, pois sempre são informadas com antecedência sobre procedimentos dessa natureza.

Segundo o assessor de comunicação da Energisa, Augusto Aranha, a empresa não pode deixar de fazer seus serviços, pois o cliente paga por isso. “O cliente que se queixa da internet, telefonia ou segurança por conta do imprevisto tem que entrar em contato a empresa que ele contratou, pois o nosso serviço foi feito”, afirma.

Ele explica ainda que o certo seria que os demais prestadores de serviços estivessem presentes, o que minimizaria o risco de problemas. “Há um uso partilhado da estrutura e eles sabem disso”, diz Augusto.

Questionado sobre quem fez a solicitação, Aranha disse que há demandas geradas por informações de clientes sobre necessidade de manutenção na rede, assim como melhorias que devem ser feitas pela própria Energisa.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado