Uber exclui motoristas que têm alta taxa de cancelamento | F5 News - Sergipe Atualizado

Uber exclui motoristas que têm alta taxa de cancelamento
Para empresa, cancelamentos excessivos prejudicam o funcionamento da plataforma
Cotidiano | Por Laís de Melo 01/10/2021 13h55 - Atualizado em 01/10/2021 14h52


Os sergipanos que utilizam transporte por aplicativo da empresa Uber continuam insatisfeitos com a frequência nos cancelamentos de viagens por parte dos motoristas. A situação chegou a ser denunciada e relatada no F5News no mês de setembro e, diante da recorrência de casos, a empresa passou a excluir os motoristas que apresentam alta taxa de cancelamento. 

Um motorista de aplicativo que roda pela Uber na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, utiliza a rede social Instagram para compartilhar o dia a dia de quem trabalha no ramo. Intitulado “Fernando Floripa”, o perfil divulgou, no início desta semana, ‘prints’ de imagens com a mensagem de exclusão que alguns motoristas receberam, por estarem efetuando muitos cancelamentos de viagens. 

Na mensagem, a empresa informa que “o cancelamento é um direito tanto do motorista, quanto do usuário, porém, o abuso desse recurso configura mau uso da plataforma, pois prejudica intencionalmente o seu funcionamento”. Um dos motoristas registrou o cancelamento de 2.014 viagens das 2.163 recebidas. Diante do excesso, ele teve a conta desativada permanentemente. Veja abaixo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fernando Floripa (@fernandouberfloripa)

Na mesma página, o criador de conteúdo publicou que, com as exclusões por parte da empresa, acaba a “farra dos cancelamentos”. Na legenda ele escreveu: “você pode recusar, mas se aceitar e cancelar demais a sua conta corre o risco de ser bloqueada como aconteceu com milhares de motoristas nesta semana”. 

Procurada por F5News, a Uber informou que cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, representam abuso do recurso, e que há “equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas”.

“Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação”, afirmou a empresa em resposta ao F5News

Por outro lado, a Uber ressalta que o abuso de cancelamento de viagens “não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações”, e reforça que os profissionais são livres para decidirem quais solicitações de viagem aceitar, e quais recusar. 

“A conexão entre parceiro e usuário - quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho - só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc.) e decidido aceitar a realização da viagem”, explica a empresa. 

Edição de texto: Monica Pinto
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