Uso de hidrogênio como energia é tema de novo artigo do SergipeTec | F5 News - Sergipe Atualizado

Uso de hidrogênio como energia é tema de novo artigo do SergipeTec
Texto dá continuidade à série de publicações técnicas do Parque Tecnológico
Cotidiano | Por Agência Sergipe 21/10/2021 13h13


O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) lança mais um artigo técnico, dando continuidade à série de publicações relacionadas às pesquisas e projetos desenvolvidos com o suporte da entidade. Desta vez, o texto é assinado pela pesquisadora do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe, Samia Maciel. Intitulado “Hidrogênio verde: A energia do futuro - Cenário e Oportunidades”, o artigo aborda o uso do hidrogênio como matriz energética no Brasil e em Sergipe.

A pesquisadora destaca o início das pesquisas para utilização do hidrogênio verde (H2V) no estado, apresentando as potencialidades deste uso. “Em Sergipe, tem-se iniciado estudos sobre as possíveis rotas tecnológicas para produção de hidrogênio verde. O estado apresenta potencial uso de energias renováveis, como solar, hidrelétrica e eólica, como fonte de energia elétrica para alimentação dos eletrolisadores. Além disso, possui usinas de etanol, possibilitando a produção do H2V através da reforma a vapor do etanol”, explica.

O artigo completo pode ser conferido no site do SergipeTec, por meio do link https://sergipetec.org.br/artigos-tecnicos/. O texto é destinado a pesquisadores, técnicos, agentes públicos e interessados em geral. No mesmo link, é possível acessar o artigo de abertura da série, intitulado “A oportunidade do Atlas Eólico de Sergipe”, de autoria do gestor de energia do Parque, Marcos Felipe Sobral dos Santos.

Sobre a autora

Samia Tássia Andrade Maciel é doutora em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e bacharela em Engenharia Química (UFS). Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (SergipeTec) e professora substituta do curso de Petróleo e Gás do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Tem ampla experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, financiados por diferentes agências de fomento, atuando em energias renováveis, com ênfase em energia da biomassa para produção aplicada de biocombustíveis e bioprodutos.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado