Veado Catingueiro é vítima de caça ilegal no Agreste de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Veado Catingueiro é vítima de caça ilegal no Agreste de Sergipe
Animal foi resgatado pela Adema, mas não resistiu
Cotidiano | Por Agência Sergipe 17/06/2019 20h11


A equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente, Adema, recebeu um chamado dos moradores do Agreste Sergipano para resgatar um Veado Catingueiro, que tem como nome científico, Mazama Gouazoubira, na Serra do Machado, povoado de Ribeirópolis. O animal é macho, com cerca de 10 kg e tem aproximadamente 1 ano de idade. Ele foi encontrado por populares e estava ferido, bem próximo a um rio da região. 

A equipe do órgão ambiental do estado examinou o animal ainda na residência do morador que solicitou o resgate e realizou os procedimentos de primeiros socorros. Depois disso, o animal foi trazido a capital sergipana e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas, para tratamento, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o zootecnista e professor da UFS, especialista em cervídeos, Elias Alberto Gutierrez Carnelossi, estes animais são muito sensíveis quando atacados. “Quando há ataques feitos por humanos e outros animais, além de demais estresses advindos da interação humana, é muito difícil tratar os cervídeos com sucesso porque eles são muito frágeis e tem uma taxa bastante pequena de recuperação a esses ataques”, explica.

A médica veterinária da Adema, Camila Dantas, responsável pelo resgate, explicou que foram feitas investigações para saber as causas da morte do animal, quando foi possível constatar que o veado havia sido atacado por cães de caça e pelos próprios caçadores. “Ele estava muito machucado nas regiões do pescoço, dorso e pelve, sendo esse um dos principais fatores do óbito do veado”, lamenta a veterinária. 

Atualmente os Veados Catingueiros vem sendo uma das principais vítimas da caça no estado. O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, lembra que é crime esse tipo de ação. “Segundo o artigo 29, da lei 9.605 de 1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão é crime, passivo de multa e detenção”, alerta.

A Adema endossa o artigo 29, que trata dessas proibições e esclarece à população que ao encontrar qualquer tipo de animal silvestre não tente manuseá-los ou abatê-los, sendo prudente entrar em contato com a equipe do órgão ambiental através do telefone (79) 3198-7190.

Mais Notícias de Cotidiano
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR
Divulgação SSP
19/04/2024  11h33 Comerciante é preso por receptação qualificada de cigarros
Foram apreendidas 500 carteiras de cigarros que seriam comercializadas 
Michel de Oliveira/PMA
19/04/2024  11h09 Prefeitura investe R$500 milhões no pacote de obras estruturantes
Mais de 20 projetos e infraestrutura e mobilidade em várias regiões
Divulgação SSP
19/04/2024  09h48 Polícia elucida homicídio praticado no Conjunto Jardim, em Socorro
Crime aconteceu no início do mês de abril. Investigado foi detido e confessou os crimes
Assessoria Correios
19/04/2024  09h32 Prazo para solicitar auxílio por incapacidade temporária termina nesta sexta (19)
Cinco unidades de atendimento da estatal estão habilitadas para dar entrada no benefício

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado