Veja o que mudou no Plano de Retomada da Economia de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Veja o que mudou no Plano de Retomada da Economia de Sergipe
Novo plano começa a valer nessa sexta-feira (31), com liberação de vários setores
Cotidiano | Por Aline Aragão 30/07/2020 17h55 - Atualizado em 30/07/2020 18h20


O governador Belivaldo Chagas apresentou na tarde desta quinta-feira (30) as novas regras do Plano de Retomada gradual da atividade econômica em Sergipe. O plano anterior foi suspenso por uma decisão da Justiça Federal. Com as mudanças, o Governo do Estado da ínício à fase laranja do plano a partir dessa sexta-feira (31).

A fase laranja prevê a abertura de clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal e atividades de treinamento de desporto profissional, todos esses previstos no plano anterior. 

O novo plano inclui também comércio de cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal; livraria, comércio de artigos de escritório e papelaria; de calçados; de artigos de cama, mesa e banho; armarinhos; comércio de embalagens; de tecidos; comércio de artigos de joalheria; de material esportivo; de brinquedos e artigos recreativos.

Uma das principais mudanças em relação ao plano anterior é que a partir de agora as atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, estão liberadas para funcionar em todo estado, durante quatro dias da semana (terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo), limitadas a 30% da capacidade de público e observando o protocolo de prevenção ao novo coronavírus.

Ficou convocada reunião para o próximo dia 04, quando será deliberada a abertura de shopping centers, galerias e centros comerciais e demais estabelecimentos de comércio.

O início da retomada econômica está condicionado à publicação dos protocolos sanitários individualizados por setor econômico pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a coletiva, Belivaldo disse ainda que pediu ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que aumente a frota de ônibus de 70% para 80%, a partir da próxima segunda-feira (03), e já com previsão de 100% quando for liberada a abertura dos shoppings.

Aproveitando também a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, o governador disse que vai levar mais uma vez à Alese a discussão sobre a aplicação de multas para quem descumprir os decretos e resoluções, entre eles o que diz respeito ao uso de máscara em todo território sergipano.

"Faço isso em nome da retomada da economia e em nome da proteção à vida. Se querem que a gente retome, é preciso fazer isso, afinal, são quatro meses de sofrimento para todos. O uso da máscara continua sendo obrigatório e vamos estabelecer multa para quem não usar. Em relação ao comércio, vai ter punição para quem não cumprir as determinações", disse Belivaldo.


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Funcaju
24/04/2024  16h35 Escola Oficina de Artes Valdice Teles abre vagas remanescentes
Pixabay/Ilustração
24/04/2024  15h34 Homem é preso, suspeito de roubar cerca de dez metros de fio em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado