Veja o que mudou no Plano de Retomada da Economia de Sergipe
Novo plano começa a valer nessa sexta-feira (31), com liberação de vários setores
Cotidiano | Por Aline Aragão 30/07/2020 17h55 - Atualizado em 30/07/2020 18h20

O governador Belivaldo Chagas apresentou na tarde desta quinta-feira (30) as novas regras do Plano de Retomada gradual da atividade econômica em Sergipe. O plano anterior foi suspenso por uma decisão da Justiça Federal. Com as mudanças, o Governo do Estado da ínício à fase laranja do plano a partir dessa sexta-feira (31).

A fase laranja prevê a abertura de clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal e atividades de treinamento de desporto profissional, todos esses previstos no plano anterior. 

O novo plano inclui também comércio de cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal; livraria, comércio de artigos de escritório e papelaria; de calçados; de artigos de cama, mesa e banho; armarinhos; comércio de embalagens; de tecidos; comércio de artigos de joalheria; de material esportivo; de brinquedos e artigos recreativos.

Uma das principais mudanças em relação ao plano anterior é que a partir de agora as atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, estão liberadas para funcionar em todo estado, durante quatro dias da semana (terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo), limitadas a 30% da capacidade de público e observando o protocolo de prevenção ao novo coronavírus.

Ficou convocada reunião para o próximo dia 04, quando será deliberada a abertura de shopping centers, galerias e centros comerciais e demais estabelecimentos de comércio.

O início da retomada econômica está condicionado à publicação dos protocolos sanitários individualizados por setor econômico pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Durante a coletiva, Belivaldo disse ainda que pediu ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que aumente a frota de ônibus de 70% para 80%, a partir da próxima segunda-feira (03), e já com previsão de 100% quando for liberada a abertura dos shoppings.

Aproveitando também a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, o governador disse que vai levar mais uma vez à Alese a discussão sobre a aplicação de multas para quem descumprir os decretos e resoluções, entre eles o que diz respeito ao uso de máscara em todo território sergipano.

"Faço isso em nome da retomada da economia e em nome da proteção à vida. Se querem que a gente retome, é preciso fazer isso, afinal, são quatro meses de sofrimento para todos. O uso da máscara continua sendo obrigatório e vamos estabelecer multa para quem não usar. Em relação ao comércio, vai ter punição para quem não cumprir as determinações", disse Belivaldo.


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Vereador impede tentativa de assalto na zona oeste de Aracaju
12/08/2020  07h53 Vereador impede tentativa de assalto na zona oeste de Aracaju
Vias em obras continuam com alteração no trânsito nesta quarta-feira
12/08/2020  06h58 Vias em obras continuam com alteração no trânsito nesta quarta-feira
Seduc e PM concluem negociação e reféns são libertados no Compajaf
11/08/2020  22h30 Seduc e PM concluem negociação e reféns são libertados no Compajaf
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/08/2020  22h00 Anvisa quer reforçar medidas contra covid-19 em aeroportos e aeronaves
Sergipe registra 481 novos casos de Covid-19, totalizando 65.455
11/08/2020  20h07 Sergipe registra 481 novos casos de Covid-19, totalizando 65.455