Ação do MPSE pode gerar desemprego, dizem empresas de setores afetados | F5 News - Sergipe Atualizado

Ação do MPSE pode gerar desemprego, dizem empresas de setores afetados
Sindicato dos Cabeleireiros lança campanha para doações aos profissionais da área
Economia | Por Márcio Rocha 06/04/2021 14h45 - Atualizado em 06/04/2021 16h40


O Ministério Público de Sergipe (MPSE) ajuizou uma ação civil pública pedindo a suspensão do funcionamento de bares, restaurantes, academias e salões de beleza no estado. De acordo com informações do MPSE, o fechamento desses estabelecimentos deve ser adotado até que seja apresentado um estudo técnico da Prefeitura de Aracaju, com comprovação de capacidade de atendimento da população nos casos de Covid-19, devido ao crescimento do número de infectados.

Profissionais da área de treinamento pessoal lamentaram a decisão, informando que seus negócios precisam se manter em funcionamento, para não promover desemprego, além de manter os cuidados com a saúde das pessoas.

“Estamos com dificuldade de manutenção dos nossos negócios, se fechar as academias agora, vai complicar para todo um ciclo de profissionais. São as academias, os personal trainers, professores e instrutores de artes marciais, dança e outras modalidades. Isso tudo será afetado. E fechar as academias é prejudicar a saúde das pessoas, em tempo de lutar para que as pessoas tenham bem-estar, isso é complicado. Já não basta a maneira como somos abordados para fiscalização, às vezes de forma grosseira, agora querem fechar”, afirmou um dono de academia, que pediu reserva na identificação.

Para o empresário Ramon Gonzallez, do segmento de barbearia, fechar o negócio nesse momento prejudica os trabalhadores do segmento, aumentando o desemprego e piorando as condições de sustento das famílias dependentes dessa atividade.

“Estamos atendendo todos os protocolos de segurança estabelecidos para funcionar. Já estamos fechando no sábado, que é o dia de maior movimento, agora querem fechar de vez? Eu tenho mais de 30 pais e mães de família que trabalham comigo e dependem de seu trabalho para manter suas casas. É injusto fechar, quando estamos trabalhando fazendo tudo certo”, lamenta o empresário.

O Sindicato dos Cabeleireiros de Sergipe (Sindicab), atentando para o que poderá acontecer com o fechamento dos salões e barbearias, iniciou imediatamente uma nova campanha de arrecadação de alimentos para doar aos profissionais da área, conforme afirmou a presidente do sindicato, Rosemaria Leite.

“Os profissionais da beleza estão sofrendo com as consequências do coronavírus. Por conta das paralisações das atividades e do baixo rendimento durante esse período, diversos trabalhadores estão passando por dificuldades financeiras. Pensando nisso, o Sindicab Sergipe está à frente de outra edição da campanha que visa a arrecadação de cestas básicas e produtos de higiene, pois a situação da gente está difícil e, se fechar, piora tudo”, disse ela ao F5News..

  

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Ricardo Stuckert/PR
23/04/2024  17h33 Programa amplia acesso a crédito para mais de 150 mil empresas em Sergipe
Divulgação/BNB
23/04/2024  16h44 BNB lança programa para fomentar bares e restaurantes na Grande Aracaju
Arthuro Paganini
23/04/2024  15h09 Campanha de crédito para aposentados e pensionistas é prorrogada em Sergipe
Marcello Casal JR/Agência Brasil
23/04/2024  14h15 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
Agência Brasil
23/04/2024  13h05 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado