Black Friday: saiba como aproveitar o período de promoções e se proteger de fraudes | F5 News - Sergipe Atualizado

Black Friday: saiba como aproveitar o período de promoções e se proteger de fraudes
Procon Aracaju dá dicas importantes para quem deseja fazer compras neste mês
Economia | Por Letícia Oliveira 15/11/2021 08h00 - Atualizado em 16/11/2021 07h53


Com o período da Black Friday cada vez mais próximo, os consumidores devem estar atentos para aproveitar as ofertas de forma segura. O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) reuniu dicas importantes para o consumidor, com o foco na prevenção de fraudes e no consumo consciente.

A primeira dica é sobre o comprar por impulso e como isto pode afetar o seu planejamento financeiro. É bom checar o orçamento e também a real necessidade daquele, item mesmo que ele esteja com desconto.

O coordenador do órgão de proteção ao consumidor de Aracaju, Igor Lopes, também ressalta a importância da nota fiscal no ato das compras. "Esse é o principal instrumento que comprova que o consumidor integra a relação de consumo e vai ser indispensável em caso de necessidade de ajuizamento de ação ou reclamações administrativas nos órgãos de proteção", afirma.

Compras pela internet

Para compras por meios digitais, sites, redes sociais, a atenção deve ser redobrada. Com o período pandêmico, a procura por compras online aumentou. Só em 2020, o setor cresceu 36% na América Latina, segundo dados da consultoria eMarketer, contudo, deve-se tomar cuidado, pois as fraudes ocorrem de diversas formas. A recomendação é verificar se o site é confiável e seguro para prosseguir com as compras. 

Igor Lopes afirma que é possível verificar a segurança do site por meio de um cadeado que aparecerá no respectivo endereço eletrônico. "A presença desse símbolo quer dizer que aquele site é seguro. É indispensável também que os consumidores façam uma verificação prévia sobre as informações básicas da empresa, como a identificação do número de CNPJ e se ela possui o endereço físico, para que, em caso de eventuais reclamações ou ajuizamento de ações, as notificações sejam viabilizadas. Essas informações são essenciais", declara.

Igor Lopes ressalta ainda que todas as informações sobre os prazos de entrega dos produtos devem ser avisadas ao consumidor de maneira prévia.

Promoções 

Os preços promocionais não anulam de forma alguma os direitos já garantidos pela legislação. Em casos com produtos defeituosos, o estabelecimento responsável não poderá negar a troca ou reparo. 

"É possível que o estabelecimento comercial barre a troca em casos de insatisfação pessoal, mas essas informações devem ser repassadas de maneira prévia ao consumidor", salienta Igor Lopes.

O consumidor deve ser informado de maneira prévia sobre as possíveis mudanças de preços, quanto à forma de pagamento, a exemplo de juros, acréscimos, e também sobre a forma de parcelamento. 

O coordenador do Procon diz ser essencial, ainda, que o consumidor esteja atento a possíveis propagandas enganosas. "A Black Friday faz com que os fornecedores lotem as mídias publicitárias de promoções, mas essas promoções precisam ser reais", observa.

Caso o cliente observe uma dessas irregularidades, deve acionar os órgãos de proteção, para que as devidas providências sejam tomadas.

Com informações da Agência Aracaju*

Letícia Oliveira é estagiária sob supervisão da jornalista Aline Aragão

Mais Notícias de Economia
Refinaria na BA faz novo reajuste em combustíveis e preços devem aumentar em SE
22/01/2022  12h17 Refinaria na BA faz novo reajuste em combustíveis e preços devem aumentar em SE
Banco do Nordeste/Divulgação
22/01/2022  07h00 Com 5 milhões de hectares, Sealba pode alavancar relevância agrícola do Nordeste
Dólar sobe para R$ 5,45, mas tem segunda semana seguida de queda
21/01/2022  20h10 Dólar sobe para R$ 5,45, mas tem segunda semana seguida de queda
Sebrae/Reprodução
21/01/2022  17h30 Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março
James Silva/Fecomércio
21/01/2022  16h30 E-commerce do Supertem se consolida como líder no mercado sergipano