Capacitação de agricultores é essencial para desenvolver cooperativas | F5 News - Sergipe Atualizado

Capacitação de agricultores é essencial para desenvolver cooperativas
Economia 17/05/2012 15h11


 

Experiência, trabalho e boa vontade não são o suficiente para que os agricultores aumentem suas vendas e conquistem novos mercados. O diferencial muitas vezes está no acúmulo de conhecimentos e na capacitação a que os produtores podem ter acesso, com o objetivo de modernizar sua rotina de produção. As chances de venda aumentam significativamente quando trabalhadores rurais se unem em torno de uma cooperativa e buscam melhorar a gestão e a comercialização de seus produtos, por exemplo.

É o caso da Cooperativa dos Produtores de Mandioca de Campo do Brito (Coofama), localizada no povoado Gameleira, em Campo do Brito, no interior de Sergipe, que há dois anos vem passando por uma grande transformação estrutural, graças à participação dos agricultores em diversas capacitações ligadas ao manuseio mais adequado dos alimentos e à gestão da produção. Depois de um longo trabalho de orientação realizado pelo Instituto GBarbosa (IGB), em parceria com o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil, os cooperados puderam adotar novas práticas para otimizar ainda mais o trabalho.

Criada há seis anos, a cooperativa contava apenas com 29 cooperados que comercializavam mandioca em feiras livres e pequenos mercados. No entanto, esse quadro começa a mudar. A partir do próximo mês, os 52 agricultores que atualmente compõem a cooperativa passarão a fornecer farinha e derivados da mandioca para grandes bandeiras, a exemplo da rede GBarbosa.

“Nossa demanda aumentará consideravelmente, com previsão de fornecimento mensal de mais de uma tonelada de farinha e outros itens como biscoitos de goma e macaxeira empacotada”, garante o agricultor Carlos Lapa, membro da Coofama.

Capacitação

De acordo com o agricultor, a atuação do instituto foi fundamental para estimular o crescimento da casa de farinha. “O marco definidor dessa nova fase foi a primeira visita que o Instituto GBarbosa fez à cooperativa. Os representantes do IGB identificaram nossos pontos fracos e nos apresentaram os padrões estruturais de outras casas. O resultado é a completa reforma que fizemos na nossa cooperativa, além das mudanças no manuseio da mandioca”, afirma Carlos Lapa.

 Para o gerente de Responsabilidade Social da rede GBarbosa, Fábio Oliveira, é nítido o desenvolvimento das cooperativas após os investimentos realizados em capacitação. “Os agricultores trabalham muito e têm domínio prático sobre aquela produção. No entanto, a produção passa por um avanço significativo a partir do momento que eles se abrem a novos horizontes. Hoje a Coofama será uma grande fornecedora para a rede de varejo, e isso é o resultado de muito investimento”, diz Fábio

Mais Notícias de Economia
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos
Arthuro Paganini/Ilustrativa
24/04/2024  16h35 Inscrições para vender no Arraiá do Povo e na Vila do Forró estão abertas
As vagas são destinadas para vendedores ambulantes e bares/restaurantes
Desenvolve-SE
24/04/2024  15h29 Equiplex anuncia fábrica em Sergipe com investimento de R$ 350 milhões
Serão gerados 300 empregos diretos e 500 indiretos, e aumentada arrecadação de ICMS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado