Cashback: pague e receba parte do dinheiro de volta | F5 News - Sergipe Atualizado

Cashback: pague e receba parte do dinheiro de volta
Modelo de negócio tem se popularizado em Sergipe; saiba como funciona
Economia | Por Aline Aragão 25/09/2020 16h00 - Atualizado em 26/09/2020 13h23


Já pensou em fazer uma compra e receber parte do seu dinheiro de volta? Interessante, não é mesmo? Essa é uma das vantagens oferecidas pelas operadoras de cashback e que têm feito o serviço crescer nos últimos anos. Mas você sabe o que é cashback? Traduzindo ao pé da letra é o mesmo que dinheiro de volta, e aqui vamos saber como funciona e onde encontrar e aproveitar as vantagens dessa modalidade.

O modelo de negócio já é bastante difundido nos Estados Unidos e Europa, e nos últimos anos têm conquistado cada vez mais espaço e adeptos no Brasil. Mais recentemente se tornou popular também em Sergipe.

Atualmente existem várias empresas que oferecem o serviço através de sites de compras ou aplicativos. Para ter acesso às vantagens é preciso fazer um cadastro na plataforma escolhida, e na hora de efetuar a comprar, você deve usar o aplicativo ou site, para receber o percentual, que varia de acordo com a operadora.

Alguns acreditam que a modalidade substitui os antigos programas de fidelidade e pontos: quanto mais comprava, mas pontos você tinha, depois esses pontos eram trocados por produtos ou serviços ou descontos nas próximas compras. No cashback, o reembolso é em dinheiro, e o percentual recebido fica armazenado numa espécie de carteira virtual para ser usado como quiser. A ferramenta estimula o consumidor a adquirir cada vez mais produtos de lojas parceiras, que devolvem uma porcentagem mínima do valor total da compra. 

O economista Rodrigo Rocha cita outro exemplo relativamente comum, que é o utilizado por bancos, devolvendo um percentual na fatura mensal. Ele explica também que existem outras empresas que chegam a depositar diretamente em uma conta indicada pelo consumidor, quando se atinge um determinado saldo a receber.

Apesar das vantagens, o economista recomenda sempre buscar informações antes de optar por um serviço que envolve dinheiro.

"Diante desta oportunidade vale a  pena buscar mais informações específicas sobre as empresas que atuam com cashback, identificando especialmente a opinião de usuários, para evitar cair em fraudes ou golpes", alerta.

Existe uma variedade de empresas que atuam com cashback, o F5 traz abaixo três opções mais usadas em Sergipe.

Ame Digital
Ame Digital é uma conta digital, feita para pagar compras em lojas parceiras que realizem o cashback. Através do app também é possível fazer transferências, depósitos, recarga de celular e muito mais. 

Quando você compra com Ame, parte do valor dos produtos volta para sua conta Ame. Basta comprar nas lojas parceiras. Esse valor será informado de duas maneiras: no site da Loja parceira, no momento do fechamento da compra, e no extrato da conta Ame, em Detalhe da Compra. O valor do cashback ficará disponível na sua conta Ame 30 dias corridos após a confirmação do pagamento e você poderá usá-lo em novas compras. Nas compras online, você recebe seu cashback 30 dias corridos após a confirmação do pagamento. Já nas Lojas Físicas, o cashback fica disponível em 7 dias corridos. O saldo entra automaticamente na sua conta Ame, que segundo a empresa, não expira nunca. O valor do cashback é definido pelas lojas. 

Miélus
O Méliuz se autointitula o maior programa de cashback do Brasil. Devolve em dinheiro parte do valor das compras em mais de 1600 lojas parceiras. Pode ser usado pelo site ou pelo app, disponível gratuitamente para iOS e Android.

PicPay
O PicPay é um aplicativo de pagamento que serve para pagar tanto pessoas quanto estabelecimentos. O sistema de cashback no app funciona a partir de algum pagamento feito, em que você recebe uma porcentagem mínima do valor retirado da sua conta. Com isso, é possível ganhar dinheiro até mesmo quando você está gastando. O valor economizado fica de saldo na sua carteira e pode ser utilizado para pagar outras pessoas, contas e boletos ou até mesmo transferir.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Agência Sergipe
19/04/2024  15h32 Custo da construção em Sergipe aumentou 0,4% em março
José Cruz/Agência Brasil
19/04/2024  15h05 Sergipe já aportou quase R$ 300 milhões para pagamentos de precatórios
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado