Celse e Tag fecham acordo para investimento no setor do gás em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Celse e Tag fecham acordo para investimento no setor do gás em Sergipe
Investimento superior a R$ 300 milhões vai viabilizar 25km de gasodutos
Economia | Por F5 News 13/06/2022 18h03


Sergipe amplia as possibilidades de investimentos do setor do gás com o acordo firmado, na tarde desta segunda-feira (13), entre as empresas Celse (Centrais Elétricas de Sergipe) e TAG (Transportadora Associada de Gás) durante solenidade no Hotel DelMar em Aracaju.

A TAG fará a construção de um gasoduto de aproximadamente 25 km e das infraestruturas de acesso necessárias para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Celse à rede de transporte de gás natural da TAG.

Esse terminal de GNL foi o primeiro instalado em Sergipe na Barra dos Coqueiros, cidade da Região Metropolitana de Aracaju, que opera junto à termoelétrica também nela sediada.

O diretor-presidente da TAG, Gustavo Labanca, destacou a importância desse primeiro empreendimento. "Vai propiciar um volume novo na malha, conectando todo o suprimento de gás”, afirmou o gestor.

De acordo com a TAG, a empresa fará um investimento em torno de R$ 300 milhões na construção dessa obra de conexão, representando mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil.

“Eu vejo com muito otimismo o futuro do setor e tenho certeza que vamos trazer mais negócios para cá”, afirmou Labanca, que continuou: “Acreditamos no potencial do estado e no apetite dos agentes de manter o desenvolvimento de Sergipe, a estrela do gás”, completou. 

O diretor-presidente da Celse, Glauco Campos, também esteve presente na cerimônia e afirmou que a empresa terá possibilidade de utilizar cerca de 14 milhões de m³ de gás por dia.

"A parceria irá viabilizar novos negócios em Sergipe, que poderá transformar-se no maior pólo de gás do Brasil”, destacou Campos.

A cerimônia contou ainda com a participação de autoridades como o deputado federal Laércio Oliveira, relator da Lei do Gás que possibilitou a abertura do mercado em todo o país. Ele salientou que, para atrair os investimentos, Sergipe precisa se preparar para o futuro.

“Nesses anos todos que trabalhei com a Lei do Gás, convivi com muita gente da indústria, e a indústria utilizava a máxima: ‘a indústria vai onde o gás está’, então, eis o gás", disse Laércio.

"Eu quero que as indústrias todas venham para cá para a gente multiplicar a geração de emprego, principalmente, e renda para a população do estado, afinal de contas, o gás nós temos”, completou o deputado.

Ainda de acordo com a Celse, a partir da implantação dessa conexão, a empresa terá condições de viabilizar o principal polo de gás e energia do Brasil em Sergipe. 

A expectativa é que o gasoduto de interconexão esteja em plena operação comercial a partir de meados de 2024, para suprir os diferentes novos negócios em gás e energia, que serão possibilitados pela Celse ao mercado nacional.

Sergipe se prepara para o futuro

O secretário do Desenvolvimento Econômico de Sergipe, José Augusto de Carvalho, também esteve presente e disse que esse é o momento de agradecer e se preparar ainda mais para o futuro. 

O estado tem despontado como uma região altamente promissora. Ainda na manhã desta segunda-feira (13), o governador Belivaldo Chagas firmou um protocolo com a Petrobras para comercialização de gás natural a partir do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP).

O acordo busca despertar o interesse de potenciais investidores ou grandes consumidores de gás natural em contratar o suprimento, visando estimular o desenvolvimento industrial em Sergipe.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Ricardo Stuckert/PR
23/04/2024  17h33 Programa amplia acesso a crédito para mais de 150 mil empresas em Sergipe
Divulgação/BNB
23/04/2024  16h44 BNB lança programa para fomentar bares e restaurantes na Grande Aracaju
Arthuro Paganini
23/04/2024  15h09 Campanha de crédito para aposentados e pensionistas é prorrogada em Sergipe
Marcello Casal JR/Agência Brasil
23/04/2024  14h15 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
Agência Brasil
23/04/2024  13h05 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado