Cohidro investe em atividades de racionalização do uso de agrotóxicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Cohidro investe em atividades de racionalização do uso de agrotóxicos
Economia 04/11/2011 09h01


 

Atenta aos riscos dos agrotóxicos para a saúde do homem do campo e do consumidor final, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), tem realizado, ao longo dos últimos anos, um intensivo trabalho de orientação e assistência entre os produtores dos perímetros irrigados para a racionalização do uso do defensivo agrícola. Quatro anos depois de irrigar esta ideia, a Cohidro já colhe resultados otimistas.
 
O 'Projeto de Racionalização do Uso de Agrotóxicos' teve início com a formalização de uma equipe técnica composta por engenheiros agrônomos. Eles são responsáveis por desenvolver as ações educativas nos perímetros. Capitaneado pela gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro, Sônia Loureiro, o projeto segue como uma das prioridades da atual gestão. Paralelamente a ele, é realizado um trabalho voltado para o estímulo à produção orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos.
 
“As ações da Cohidro tiveram início após um acordo firmado com o Ministério Público Federal em Sergipe e demais órgãos parceiros, no ano de 2004. Desde então, foram desenvolvidas atividades de conscientização sobre o uso do defensivo agrícola. Realizamos diversas reuniões de sensibilização, capacitações de técnicos e produtores, dias de campo, palestras educativas em escolas municipais, formação de Organizações de Controle Social, confecção de quatro mil cartilhas explicativas, e em 2011 fizemos a implantação do sistema PAIS em nossos perímetros, uma importante tecnologia social que estimula a produção livre de agrotóxicos”, pontua Loureiro.
 
Além das ações citadas, a Cohidro implantou unidades demonstrativas para divulgar o uso correto da substância no cultivo de hortaliças, realizou cursos para 105 aplicadores de agrotóxicos sobre os cuidados na aplicação, e promoveu testes de sangue que revelam o nível de contaminação dos trabalhadores rurais por substancias tóxicas.
 
Para garantir um destino correto aos vasilhames de agrotóxicos, a companhia estimula o descarte dos recipientes na Central de Recebimento de Embalagens Vazias, mantida pela Associação de Revendedores de Defensivos Agrícolas de Sergipe (Ardase) na cidade de Ribeirópolis. Essas embalagens, que não devem ser reutilizadas após o consumo do produto, são coletadas pela Cohidro nos lotes dos agricultores e encaminhadas à Central. De lá, após o processamento, seguem para São Paulo, onde são recicladas.
 
Dentre todas as ações, ganha destaque o fortalecimento da emissão de receituários agronômicos, necessários para a compra legal do produto em lojas especializadas. Até maio deste ano foram disponibilizadas cerca de 1.600 receitas para os agricultores dos seis perímetros. Além de promover a legalidade da compra, os receituários possibilitam calcular estatísticas com as informações contidas neles. 
 
“Os técnicos da Cohidro participaram de uma capacitação em parceria com o Crea/SE sobre aplicação da receita agronômica. No documento, preenchido por um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola, consta qual praga ou doença está afetando a plantação, qual o produto indicado para fazer o controle e a dosagem correta. Das três vias, uma permanece com a Cohidro, outra com o produtor e uma terceira com a loja. Essa ação é importante pois coíbe a venda ilegal do produto, o uso indiscriminado do agrotóxico, e nos permite colher dados precisos sobre os problemas que afetam as lavouras”, afirma João Quintiliano, diretor de Irrigacao e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro. O diretor ressalta, ainda, que os técnicos procuram indicar produtos de classes toxicológicas mais fracas, mas que sejam eficazes no combate às pragas e doenças.
 
Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, as ações da companhia e demais órgãos engajados nessa mesma causa tem levado à diminuição do uso indiscriminado de agrotóxico e ao fortalecimento da produção orgânica no Estado de Sergipe. 
 
“É possível notar que os agricultores estão mais conscientes quanto aos perigos dessas substâncias. Quando existe uma praga ou doença na plantação, ao invés de agir por conta própria, eles procuram os técnicos da Cohidro, que indicam o melhor tratamento e emitem o receituário para a compra do agrotóxico adequado, se for o caso. É também notável o crescimento da produção orgânica nos perímetros. O trabalho é de formiguinha, já que pretende uma mudança de comportamento e pensamento, mas temos conseguido bons resultados e continuamos otimistas”, declara Bodano.
 
Incentivo à agricultura orgânica
 
Delfino Batista do Nascimento, pequeno produtor rural do perímetro Piauí, em Lagarto, é exemplo do trabalho de incentivo à produção orgânica da Cohidro. Com o estímulo da companhia, há cerca de dois anos o agricultor destinou uma área de seu lote ao cultivo de alimentos sem agrotóxicos, e hoje se dedica ao plantio e à venda desses produtos em feiras populares e nas Feiras de Agricultura Familiar, promovidas pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com a Cohidro e demais órgãos. 
 
Seu Delfino é bastante conhecido por aqueles que consomem este tipo de alimentação. Para ele, alimentos orgânicos são as melhores opções para se levar uma vida saudável. “Os produtos que o povo vê nos supermercados grandes e caros, são todos com veneno, causas de câncer por aí. Com esses alimentos orgânicos, a saúde do agricultor e de quem consome fica bem”, destaca o consciente produtor.
 
 
Mais Notícias de Economia
Ricardo Stuckert/PR
23/04/2024  17h33 Programa amplia acesso a crédito para mais de 150 mil empresas em Sergipe
Iniciativa busca ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e oferecer mais apoio
Divulgação/BNB
23/04/2024  16h44 BNB lança programa para fomentar bares e restaurantes na Grande Aracaju
Ações visão fortalecer o potencial turístico da região
Arthuro Paganini
23/04/2024  15h09 Campanha de crédito para aposentados e pensionistas é prorrogada em Sergipe
A ação ficará disponível até o próximo dia 30 para atender mais de 35 mil pessoas
Marcello Casal JR/Agência Brasil
23/04/2024  14h15 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito no valor de mais de R$ 457 milhões será disponibilizado no dia 30 de abril
Agência Brasil
23/04/2024  13h05 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito bancário será feito no dia 30 de abril

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado